Em crise, fabricante de celulares BlackBerry é vendida por US$ 4,7 bi
Um consórcio liderado pela empresa de investimentos canadense Fairfax Financial Holdings ofereceu comprar a BlackBerry, também do Canadá, por US$ 4,7 bilhões. Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (23), a fabricante de smartphones revelou que uma carta de intenções foi assinada entre as partes.
O valor seria pago em dinheiro pela Fairfax, e a empresa sairia da Bolsa de Valores.
De acordo com a BlackBerry, a firma de investimentos solicitou seis semanas para realizar a auditoria necessária e decidir quanto à aquisição -até o prazo máximo de 4 de novembro. A venda também depende de a Fairfax obter financiamento. Nesse período, a BlackBerry também pode buscar quem pague mais pelo negócio.
Na sexta-feira (20), a empresa divulgou que deve ter um prejuízo operacional de quase US$ 1 bilhão no trimestre encerrado em 31 de agosto, e anunciou um corte de um terço de seus funcionários. O motivo: vendas mais fracas que o esperado.
Empresa já foi líder, agora luta contra Apple e Samsung
A BlackBerry, com sede em Waterloo, Ontário (Canadá), foi pioneira no acesso a emails pelo celular, e por anos teve seu aparelho como artigo obrigatório entre membros de governos, executivos e advogados.
Ela ainda tem uma base de clientes substancial, de 72 milhões de usuários em todo o mundo no final de junho, apesar do número ter diminuído ante os 76 milhões de clientes três meses antes.
A BlackBerry tem lutado desde que o iPhone, da Apple, e os telefones Galaxy, da Samsung, avançaram para dominar um mercado que antes era seu.
A canadense apostou forte que o smartphone Z10, o primeiro baseado em seu novo sistema operacional BlackBerry 10, iria ajudá-la a recuperar um pouco do brilho que detinha quando os usuários destes dispositivos eram em sua maioria advogados, banqueiros e políticos. Mas a aposta ainda não vingou.
Estimativas de Kaushal, da GMP, apontam que quase 3 milhões dos últimos aparelhos BlackBerry 10 estão juntando em distribuidoras que não conseguiram vendê-los.
Para o segundo trimestre fiscal, a empresa disse que espera vendas de 3,7 milhões de smartphones BlackBerry para os usuários finais.
(Com AFP, Reuters e Valor)
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