IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Pepsi faz 60 anos no país e lembra lenda gaúcha de que era brasileira

Do UOL, em Sapucaia do Sul (RS)

08/10/2013 06h00

A Pepsi foi lançada no Brasil há 60 anos por um português cuja principal estratégia de marketing era pintar as fachadas dos bares de Porto Alegre (RS), onde ele morava, com o logotipo do refrigerante. Acabou convencendo as pessoas de que a Pepsi era um legítimo produto gaúcho.

Para comemorar o aniversário, a empresa colocou no mercado latinhas retrô (que lembram design dos anos 50, 70 e 90) e está promovendo um concurso de memórias envolvendo a bebida e outros produtos da Pepsico. As melhores histórias contadas por clientes e funcionários ganham prêmios.

O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado do país a ter a bebida. Como os gaúchos são conhecidos pelo orgulho regional, a fama que logo se espalhou era a de que a Pepsi seria um produto riograndense.

Quando viajavam aos EUA, costumavam se espantar: "Aqui também tem Pepsi", diziam. Pelo menos é o que se conta na fábrica gaúcha. Muita gente acreditou nisso até anos recentes, segundo a Pepsi.

O advogado português Heitor Pires desistiu da carreira, pediu empréstimos à comunidade portuguesa de Porto Alegre e fundou a Refrigerantes Sul Riograndense. A produção de Pepsi começou em março de 1953.

Com o desenvolvimento urbano, a fábrica teve de mudar, no início dos anos 1990, para Sapucaia do Sul (região metropolitana de Porto Alegre), onde está até hoje.

O refrigerante é produzido no Brasil em parceria com a Ambev, dona do guaraná Antartica e da Cerveja Brahma, entre outros. A Ambev é do bilionário Jorge Paulo Lemann, 73, considerado o homem mais rico do Brasil.

A Pepsi, assim, como sua grande rival, a Coca-Cola, foi inventada por um farmacêutico. A fórmula é do americano Caleb Bradham e foi criada em 1898. A da Coca-Cola foi em 1886.A diferença é que o inventor da Pepsi estava procurando criar uma "bebida refrescante". A Coca era para ser, originalmente, um remédio.

A Pepsico, dona do refrigerante, possui marcas famosas de comida e bebida, como H2OH!, Gatorade, Rufles, Cheetos, Stiksy (o palitinho salgado), Toddy e aveia Quaker, entre outros.

A Pepsi não divulga números de faturamento nem sua posição no mercado de refrigerantes de cola. A líder é a Coca-Cola, que também não revelou estatísticas.

(O jornalista Armando Pereira Filho viajou a convite da Pepsico)