IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Conheça Janet Yellen, a 1ª mulher a comandar o BC dos EUA

Eugene Hoshiko/AP
Imagem: Eugene Hoshiko/AP

Do UOL, em São Paulo

09/10/2013 15h13

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nesta quarta-feira (9) a economista Janet Yellen presidente do Federal Reserve (Fed, o bc dos EUA). Ela pode ser a primeira mulher a assumir o mais alto cargo de autoridade monetária no mundo, que foi fundado em 1913.

A Casa Branca espera que o Senado, que precisa confirmar Yellen, examine seu histórico e proceda rapidamente com sua indicação.

O currículo de Yellen é bastante extenso. Nascida no Brooklyn em 13 de agosto de 1946 - coincidentemente no Dia do Economista -, Janet Yellen se formou em economia na Brow University em 1967 com honras summa cum laude - a maior delas -, indicando a máxima qualificação possível em uma titulação universitária. Em 1971, ela recebeu o seu PhD na Yale Universidade.

A economista foi ainda professora assistente em Harvard entre 1971 e 1976 e economista do Federal Reserve Board of Governor entre 1977 e 1978. Além disso, Yellen também foi integrante do Comitê de Política Econômica da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) entre 1997 e 1999.

Yellen pertenceu ao grupo de conselheiros econômicos no governo de Bill Clinton, entre 1997 e 1999. Ela lecionou ainda na Universidade de Harvard e na London School of Economics, duas das principais instituições de ensino do mundo. Atualmente, ela é professora emérita da Universidade de Berkeley.

Atualmente, a economista possui uma cadeira no Conselho de Governadores do Federal Reserve. Ela é membro do Conselho de Relações Exteriores e da Academia norte-americana de Artes e Ciências. Ela é uma veterana do Fed, trabalhando tanto no Conselho de Administração e também como presidente da autoridade em São Francisco. Ou seja, ela possui experiência tanto em Washington quanto nos bancos regionais.

Linhas de pensamento

Janet Yellen se considera "dovish" (mais propensa a estímulos) sobre a política monetária, assim como Ben Bernanke. Para ela, isso significa, pelo menos por enquanto, uma maior preocupação com a alta taxa de desemprego do que um surto de inflação.

Yellen também detectou previamente os problemas do setor imobiliário. Em 2007, no ano anterior à crise do subprime eclodir, ela comparou os problemas de habitação com um gorila de 600 libras - ou 270 quilos - no canto da sala de reunião do Fed.  Para a economista, o aumento da taxa de juros é um "instrumento contundente" para prevenir a formação de bolhas de ativos quando a economia estiver fraca. Além disso, como afirmou em discurso em abril, prefere confiar na "supervisão e na regulação como principais mecanismos de defesa".

Curiosidades

Dado o seu destaque acadêmico e profissional, em seu perfil na Forbes, Yellen é descrita por uma amiga como uma "pequena senhora com um grande QI". As suas anotações de aula, feitas nas aulas de James Tobin, economista keynesiano ganhador do Nobel de 1981, na Universidade de Yale, eram tão claras que serviram como guia de estudos para gerações de alunos da pós-graduação.

Já no campo pessoal, Yellen é casada e escreve artigos frequentemente com George Akerlof, que ganhou o Prêmio Nobel de Economia em 2001. Eles se apaixonaram durante discussões na cafeteria do Fed, onde ambos estavam trabalhando.

No trabalho denominado "Efficiency Wage Models of the Labor Market", os dois economistas fizeram proposições acerca do mercado de trabalho, em que os empregadores pagariam acima do salário de equilíbrio do mercado, em contradiação com as conclusões da economia neoclássica. 

(Com Infomoney)