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Novas tecnologias facilitam a hora da compra para o consumidor

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

Carregar vários cartões de crédito na carteira e memorizar senhas diferentes para cada um deles são hábitos com os quais o consumidor brasileiro precisou se acostumar nos últimos anos. Uma série de novas tecnologias, muitas delas já testadas no Brasil, promete mudar essas rotinas.

Cartões que podem ser usados sem a digitação de senhas e carteiras virtuais que permitem a realização de uma compra pela internet em poucos segundos são algumas das novidades.

Segundo as empresas, essas tecnologias vão dar também mais segurança às transações. Mas especialistas alertam: o consumidor precisar tomar mais cuidado.

Carteira virtual permite cadastrar vários cartões

A Masterpass é uma carteira virtual da Mastercard que promete eliminar etapas nas compras pela internet. O consumidor pode cadastrar vários cartões nessa carteira, onde também deve incluir seu endereço.

Quando fizer uma compra pela internet num site que aceite o pagamento via Masterpass, ele deverá apenas selecionar o cartão que vai querer usar. Não será mais necessário preencher cadastros ou digitar o número do cartão escolhido.

"A maior razão de abandono de compra em um ambiente de e-commerce é a complexidade de preenchimento de cadastro. A carteira virtual evita que o consumidor tenha de preencher novos cadastros nas lojas eletrônicas. Todas as suas informações estarão centralizadas num ambiente seguro", diz Marcelo Tangioni, vice-presidente de produtos da Mastercard.

O serviço funciona nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Austrália e está em fase inicial no Brasil. "Num primeiro momento, o uso está restrito ao ambiente do e-commerce, mas, em breve, vislumbramos outros canais, como o celular e lojas físicas", diz Tangioni.

Anúncios em revistas e sites interagem com leitor

A empresa mantém em Dublin, na Irlanda, um laboratório para estudar e criar novas tecnologias de pagamento.

Lá nasceu, recentemente, o protótipo de um produto que faz a interação do consumidor com anúncios publicitários de revistas e sites. Quando ele gostar de um item, poderá fazer a compra imediatamente, posicionando seu celular sobre um código presente no anúncio.

A primeira experiência foi feita neste mês na versão para iPad da revista americana Wired. "A ideia é que o consumidor também possa fazer a compra quando estiver vendo um filme ou, um comercial de televisão, por exemplo, sem precisar ir até uma loja física", diz Tangioni.

Outra solução em estudo no laboratório permitirá que o consumidor crie um avatar (uma versão virtual dele mesmo) com suas medidas. Isso permitirá que ele possa experimentar roupas "virtualmente" e fazer a compra pela internet.

Cartão é acessado por aproximação

Se novidades como essas devem demorar um pouco mais para fazerem parte da realidade dos brasileiros, outras tecnologias já estão, aos poucos, sendo incorporadas pelo comércio e pelos bancos.

A partir da próxima semana, o Banco do Brasil vai oferecer aos seus clientes, em parceria com a Visa, cartões equipados com uma tecnologia de radiofrequência que permite que a transação seja feita sem contato.

Não será preciso, assim, passar o cartão na maquininha. O pagamento será habilitado apenas pela aproximação do cliente. Se a transação for inferior a R$ 50, ele não precisará nem digitar a senha.

"Inicialmente estamos oferecendo esse produto para clientes de maior renda, porque são pessoas que usam muito os cartões, mas ainda têm o hábito de sacar dinheiro para pagar pequenos valores", diz Raul Moreira, diretor de cartões do Banco do Brasil.

A maioria das novas máquinas de cartões de crédito que está sendo colocada no mercado, segundo ele, está apta a aceitar o pagamento com cartões que têm essa tecnologia.

Leitor de cartão atende a profissionais autônomos

Soluções para atender a profissionais autônomos estão chegando ao mercado. O celular é o foco central. Já existem opções de dispositivos que, acoplados ao aparelho, permitem que trabalhadores como taxistas, e microempreendedores, como cabeleireiros, aceitem pagamento no cartão.

A empresa alemã SumUp acaba de chegar ao Brasil com um produto do tipo. Ela vende um dispositivo que pode ser anexado ao celular ou ao tablet e permite que o profissional aceite cartões das bandeiras Mastercard, Visa, Amex e Elo.

O consumidor não precisa digitar senha. Ele "assina" o comprovante do cartão na própria tela do celular ou tablet, com o dedo indicador. O comprovante da transação é enviado por SMS ou e-mail.

"Toda a comunicação é digital, o que elimina o risco de clonagem do cartão", diz Igor Marchesini, executivo que estruturou a subsidiária da empresa no Brasil. A SumUp atua também em 10 países da Europa e na Rússia

O PagSeguro, empresa do UOL de soluções para pagamentos online, lançou em abril uma ferramenta que permite fazer pagamentos com cartão de crédito por meio de celulares e tablets. O dispositivo funciona em aparelhos com sistema Android ou iOS.

As transações são realizadas por meio de um leitor de cartões acoplado à saída para fone de ouvido dos aparelhos. Há, também, a opção de venda digitada, bastando para isso baixar gratuitamente o aplicativo do PagSeguro.

A ferramenta aceita as principais bandeiras de cartão. Entre elas, Visa, Mastercard, Hipercard, Amex, Diners, Elo, PlenoCard, Brasil Card e Cabal.

O produto facilita o pagamento de serviços que normalmente são feitos com dinheiro ou cheque. O consumidor pode, ainda, parcelar as compras.

"É uma novidade que vai levar aos profissionais autônomos, prestadores de serviços e pequenos varejistas a oportunidade de aceitar cartão de crédito sem complicação e sem custo de mensalidade nem taxa de adesão, inclusive com opção de parcelamento em até 12 vezes para o consumidor", diz Ricardo Dortas, diretor do PagSeguro.

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