IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Pagamento eletrônico é seguro, mas requer alguns cuidados, diz especialista

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

14/11/2013 06h00

A criação de novas tecnologias de pagamento permite que o consumidor faça compras em lojas físicas e virtuais com mais rapidez e facilidade. Mas também exige que ele fique mais atento ao uso que faz de computadores e celulares.

O alerta é do professor Ricardo Giorgi, da área de segurança da informação da Fiap.

"Como acontece com todo meio de pagamento, quem comete crime eletrônico tem interesse em dominar as novas tecnologias para fazer fraudes. Tudo o que migrar para o celular vai fazer o crime migrar também. O crime eletrônico está sempre uma perna na frente da gente", diz.

O professor diz que as novas tecnologias que chegam ao mercado têm se mostrado seguras. Pelo menos até agora, não há registro sobre fraudes no uso da radiofrequência para pagamento por aproximação, por exemplo.

"Mas isso também depende de como o usuário vai cuidar as informações que estão no seu celular ou no computador", afirma o professor.
Instalar aplicativos sobre os quais se tem pouca informação ou se deixar levar por vantagens milagrosas oferecidas em e-mails ou sites são erros ainda muito comuns.

Uma dica do professor é que o consumidor crie uma senha para bloquear o uso do celular.

"O risco de perda ou roubo do smartphone é enorme, e por isso não se pode deixar o aparelho sem senha", afirma Giorgi. Isso aumenta o risco de problemas, sobretudo quando se pensa que o aparelho tende a concentrar muitas informações importantes do consumidor.