IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bancos com mais reclamações na lista do BC dizem melhorar atendimento

Do UOL, em São Paulo

19/11/2013 10h21Atualizada em 19/11/2013 11h12

Os bancos que lideraram o ranking de reclamações do Banco Central em outubro afirmaram nesta terça-feira (19) ao UOL que avaliam as reclamações recebidas e trabalham para melhorar o atendimento aos clientes.

Veja as notas divulgadas pelos bancos:

Santander

“O Santander informa que vem fazendo uma revisão dos seus serviços, ofertas e atendimento, com o intuito de torná-los mais simples e ágeis e, dessa forma, melhorar a satisfação dos clientes com o banco.”

Caixa Econômica Federal

"A Caixa Econômica Federal é uma das instituições financeiras com mais de 1 milhão de clientes que mais tempo esteve fora do ranking divulgado mensalmente pelo Banco Central, tendo figurado apenas 7 vezes entre as cinco instituições mais reclamadas nos últimos 46 meses. O bom desempenho da empresa é fruto do atendimento tempestivo e com qualidade aos questionamentos dos clientes, que busca excelência no atendimento e relacionamento com seus clientes.

No mês de outubro/2013, de todas as reclamações registradas no Bacen por clientes da CAIXA, 500 demandas foram consideradas procedentes, o que é uma situação atípica diante do histórico da CAIXA no ranking. Cabe ressaltar que, em estudo realizado pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e pela TopBrands e divulgado em agosto/2013, a Caixa foi apontada como das empresas de destaque na pesquisa Confiança e Prestígio das Marcas Brasileiras. A pesquisa reconheceu a CAIXA como a marca com mais defendidas pelos clientes (entrevistados)."

HSBC

"Sobre o ranking de reclamação do Banco Central, o HSBC informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que sempre avalia o mérito de todas as demandas, independentemente de serem procedentes ou não, bem como de todos os registros nos canais do Banco, tais como SAC e Ouvidoria, e utiliza esses levantamentos para aprimorar o atendimento aos consumidores, clientes e usuários de seus produtos e serviços".

Itaú

"Todas as reclamações de clientes Itaú Unibanco, feitas diretamente por meio de nossos canais ou intermediadas pelo Bacen, são tratadas com atenção, visando a solução consensual junto ao consumidor. As demandas são objeto de análise para aprendizado e melhoria de nossos produtos, procedimentos e comunicação. A redução de reclamações e o aumento da solução em nossos canais internos são prioridades na agenda do Itaú, primeira empresa a divulgar suas boas práticas para o consumidor aderentes ao Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec)".

"Nossos controles internos indicam que 98% das solicitações recebidas pelos canais internos do banco (agências, SAC e Ouvidoria) são resolvidas e continuaremos investindo nossos esforços para que o cliente possa solucionar, cada vez mais, suas demandas diretamente com o banco. Para isto, nossos clientes podem utilizar as Centrais de Atendimento, o SAC – Serviço de Apoio ao Cliente (0800 728 0728) e a internet (www.itau.com.br), além de nossas agências e pontos de atendimento. Caso não consigam a solução, os clientes podem recorrer à Ouvidoria do Itaú Unibanco (0800 570 0011). Sabemos que o processo de aperfeiçoamento é contínuo e nossas ações de melhoria continuarão intensamente".