IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Black Friday começa amanhã, vigiada para tentar evitar maquiagem de preços

Do UOL, em São Paulo

28/11/2013 06h00

Lojas de todo o país prometem vender roupas, móveis, eletrônicos, brinquedos, artigos de decoração e até imóveis com descontos nesta sexta-feira (29). A campanha, conhecida como Black Friday, é inspirada em ação semelhante realizada todos os anos nos Estados Unidos, logo após o Dia de Ação de Graças.

As lojas afirmam que darão descontos de até 80%. Em edições anteriores, porém, houve denúncias de "maquiagem de descontos", e o Procon de São Paulo chegou a autuar algumas empresas em 2012. Também em 2011 houve problemas. Por isso neste ano a ação será acompanhada de perto não só pelo órgão, mas por empresas organizadoras.

No Brasil, vão participar da Black Friday tanto lojas virtuais como físicas. Algumas já começaram a oferecer descontos durante a semana e outras devem prolongar as ofertas até dezembro.

Casas Bahia, Colombo, Dafiti, Fast Shop, Fnac, Hering, Lojas Americanas, Magazine Luiza, Marisa, Pão de Açúcar, PBKids, Ponto Frio, Saraiva e Submarino estão entre as grandes empresas que vão participar da ação.

Parte das lojas terá suas ofertas concentradas no site Black Friday do portal Busca Descontos. A maioria das lojas também vai montar páginas especiais em seus próprios sites. Muitas outras, que estão fora da lista do Busca Descontos, também farão campanhas individuais.

Até imóveis têm promessas de desconto

O site do Magazine Luiza vai oferecer 3.000 itens, entre eletrônicos, móveis, perfumes e brinquedos, com desconto de até 70%, segundo a empresa. Nas 740 lojas físicas da rede, os descontos chegam a 50% e começam a ser oferecidos já nesta quinta-feira (28).

A Fnac promete descontos de até 80%, em lojas físicas e no seu site, em notebooks, tablets, CDs, smartphones, jogos e livros. A campanha da empresa também foi adiantada: associados poderão fazer as compras com desconto a partir das 10h desta quinta-feira (28) e demais clientes, a partir das 20h.

O site TodaOFerta, do UOL, que reúne anúncios de produtos e serviços vendidos pela internet, também vai fazer a sua Black Friday. O Clube UOL também participa com descontos para assinantes que comprarem na loja de móveis e decoração Mobly.

Neste ano, os consumidores poderão comprar até imóveis com desconto. A Camargo Corrêa promete cobrar preços até 38% mais baixos em empreendimentos de um a três dormitórios.

Os descontos, segundo a empresa, vão de R$ 73 mil até R$ 375 mil e valem para empreendimentos localizados no Morumbi e Interlagos, na zona sul de São Paulo, e em Taboão da Serra, na Grande São Paulo.

Medidas para evitar 'maquiagem de preços'

Na campanha do ano passado, o Procon de São Paulo chegou a notificar algumas empresas por suspeita de maquiagem de descontos. As lojas teriam inflado os preços dias antes do evento para parecer que as ofertas da Black Friday eram mais interessantes.

Nesta semana, o Procon-SP divulgou uma lista de sites de comércio eletrônico que não são indicados para compra porque são suspeitos de prejudicar consumidores.

O portal Busca Descontos, que vai reunir em um site ofertas de cerca de 100 participantes, diz que vai usar um filtro "rigoroso" para que só produtos e serviços oferecidos com descontos realmente vantajosos sejam oferecidos.

O site vai manter, ainda, um link direto para o serviço Reclame Aqui, especializado no recebimento de reclamações pela internet.

Além disso, a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um Código de Ética para a campanha. As lojas virtuais que aderiram ao texto se comprometeram a anunciar ofertas reais e serão identificadas com o "Selo Black Friday Legal". Caso a loja não cumpra o acordo, poderá sofrer suspensões.

O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) também elaborou, em parceria com o Procon-SP,  algumas ações que as redes varejistas associadas deverão seguir na data.

Elas vão oferecer, por exemplo, serviço de atendimento ao consumidor 24 horas, da meia-noite até as 23h59 de 29 de novembro, por chat ou telefone. Prometem, ainda, infraestrutura reforçada para melhor estabilidade de seus sites durante a campanha.

15 cuidados para fazer compras na Black Friday

O Procon-SP e o Busca Descontos sugerem alguns cuidados que os consumidores devem tomar na hora das compras. Veja alguns deles abaixo.

  1. Programe-se com antecedência
    Apesar de algumas lojas já terem iniciado a semana com ofertas, na maioria das empresas, a Black Friday começa à 0h desta sexta-feira (29) e termina às 23h59 do mesmo dia.
  2. Faça uma lista
    A lista deve ter tudo aquilo que você pretende comprar. Isso ajuda a se organizar e não se perder em meio à grande quantidade de ofertas.
  3. Faça um orçamento
    Saiba quanto você pretende gastar para cada item que deseja. Evite excessos que podem exceder o limite do cartão de crédito.
  4. Fuja dos horários de pico
    Os picos de acesso ao site da Black Friday criado pelo Busca Descontos, assim como das outras lojas participantes, geralmente acontecem entre 0h e 2h e entre 12h e 14h. Evite esses horários.
  5. Compare os preços
    Antes de comprar, compare os preços dos produtos em oferta com os de outras lojas participantes e até com os de lojas que não estão oferecendo descontos.
  6. Conheça o site
    Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, endereço e canais de contato). Se o fornecedor não possuir essas informações, escolha outro.
  7. Conheça as regras
    Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados.
  8. Confira detalhes
    Veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades.
  9. Guarde documentos
    Imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc.).
  10. Desconfie
    Evite sites  que exibem como forma de contato apenas um telefone celular. Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares.
  11. Atente à segurança
    Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados.
  12. Use seu computador
    Nunca realize transações online em lan houses, cibercafés ou computadores públicos, pois eles podem não estar adequadamente protegidos.
  13. Selo Black Friday Legal
    A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um Código de Ética para a Black Friday. As lojas virtuais que aderiram ao texto se comprometeram a anunciar ofertas reais e manterão o "Selo Black Friday Legal" à mostra. Caso a loja não cumpra o acordo, ela poderá sofrer suspensão.
  14. Denuncie ao Reclame Aqui
    O consumidor que encontrar alguma promoção com qualquer tipo de irregularidade ou desconto irreal pode fazer sua denúncia no link "Reclame Aqui", do site Black Friday do Busca Descontos.
  15. Denuncie ao Procon
    Outra opção é fazer denúncias nas redes sociais do Procon-SP, no Twitter (com a "hashtag" #deolhonaBlackFriday), ou no Facebook. Os casos serão analisados pelo órgão, que poderá abrir processo administrativo quando houver indício de lesão aos direitos dos consumidores. Para contato com Procons de outros Estados, consulte o site.