IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mantega prevê alta de 2,5% PIB no trimestre; resultado oficial sai amanhã

Do UOL, em São Paulo

02/12/2013 10h47

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta segunda-feira (2) que a economia brasileira deve registrar crescimento de 2,5% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado oficial do PIB (Produto Interno Bruto) sai nesta terça-feira (3).

"O crescimento do PIB no terceiro trimestre sobre o terceiro trimestre de 2012 está projetado em 2,5%", disse o ministro.

O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas no país e mostra a força da economia.

Mantega, que participa na manhã desta segunda-feira do seminário "Brasil: uma visão de 10 anos", comentou ainda que a economia está se recuperando gradualmente e que o investimento tem ganhado vigor.

Combustíveis devem subir 2,5% na bomba

Mantega se arriscou também a estimar o reflexo da alta no preço dos combustíveis em refinarias. Segundo o ministro, o avanço de 4% no preço da gasolina na refinaria deve gerar um impacto de 2,5% para o consumidor final, no preço da gasolina na bomba.

Inflação

Mantega falou também sobre a inflação, e disse que é possível, nos próximos dez anos, atingir uma média de 4% de alta anual dos preços.

Para que esta média seja atingida, Mantega afirmou que o país dependerá dos níveis de investimento e produtividade. Ele aposta que o investimento pode chegar a 24% ou 25% do PIB em 2022.

(Com Reuters)