IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia brasileira avança 0,24% em fevereiro sobre janeiro, aponta BC

Do UOL, em São Paulo

16/04/2014 08h41

A economia brasileira avançou 0,24% em fevereiro sobre o mês de janeiro, apontou o Banco Central.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado pelo mercado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) oficial, foi divulgado nesta quarta-feira (16).

Analistas consultados pela agência de notícias Reuters esperavam alta de 0,3% na comparação mensal, de acordo com a mediana de 23 projeções. As estimativas variaram de 0,1% a 0,7%.

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária.

IBC-Br

O índice é elaborado mensalmente pelo BC e é considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) --que é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cada trimestre e leva a um resultado anual.

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB, e serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

(Com Reuters)

Pão, carro e novela entram na conta; clique na imagem e entenda

  • Raphael Salimena/UOL