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Marketing e produção pequena fazem ovos de Páscoa custar até R$ 3.400

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

17/04/2014 06h00

Para passar a ideia de "exclusividade" e atrair atenção para suas lojas, fabricantes de ovos de Páscoa vendem produtos a preços que equivalem ao de uma TV de plasma 60 polegadas. Neste ano, as chocolaterias colocaram à venda produtos de até R$ 3.400.

São ovos feitos em pequena quantidade, com receitas especiais e matéria-prima de primeira linha, explicam fabricantes como Ofner, Kopenhagen e Chocolat du Jour, para justificar os preços.

Para especialistas, os "ovos ostentação" têm vários efeitos sobre os clientes. Primeiro, sugerem a ideia de exclusividade, já que não podem ser comprados por qualquer pessoa, assim como roupas de grife, por exemplo. Eles também chamam a atenção para a loja, pelo seu tamanho exagerado ou aparência luxuosa.

Além disso, podem ter um efeito psicológico, e levar o cliente a acreditar que, perto dos ovos a preço de ouro, os demais produtos são relativamente baratos.

"Quando vê os ovos de preços mais altos, o consumidor acaba achando que um produto de R$ 80 daquela marca, apesar de parecer caro, pode ser um bom negócio", diz Samy Dana, economista e professor da FGV.

"É um tipo de produto mais usado para dar de presente, e que ajuda a causar uma boa impressão, porque são ovos de marcas conhecidas pela qualidade. Para as empresas, é uma forma de fazer marketing e mostrar que elas oferecem produtos exclusivos, que nem todo mundo pode ter", diz.

"A partir do momento em que faz um produto desse tipo, que é para muito poucos, a empresa está acrescentando à marca uma característica do universo de luxo, que é a exclusividade, e faz com que seu produto vire objeto de desejo", afirma Amnon Armoni, professor do MBA de gestão de luxo da Faap.

Ovos grandes e caros chamam atenção nas lojas

Os ovos de 500g estão custando, em média, R$ 49,24 neste ano, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (IBRE-FGV), feito em sete capitais. Em lojas de chocolate artesanal, porém, os valores facilmente ultrapassam os R$ 100 --e podem ir muito além disso.

A Ofner, por exemplo, apostou em ovos gigantes como ferramenta de marketing, para chamar a atenção dos clientes em suas lojas. A empresa anunciou, em seu site, a venda do ovo Crocante de 5kg por R$ 840. Já o ovo Liso de 20kg foi anunciado por R$ 3.399,90. Nesses últimos dias antes do domingo de Páscoa, os produtos já não são mais encontrados nas lojas, segundo a empresa.

A Kopenhagen também produziu, para esta Páscoa, ovos grandes que nem chegaram a ficar expostos nas lojas. Eram vendidos apenas sob encomenda. A empresa diz que vendeu 185 ovos de chocolate de 5kg, que custavam R$ 999 cada. Outros 41 ovos de 10 kg também foram colocados à disposição dos clientes, ao preço de R$ 1.999.

A Chocolat du Jour, mais focada no mercado gourmet, fez o ovo Feliz Páscoa, de 3,7kg, custa R$ 1.279. Trata-se, na verdade, de uma metade de ovo com casca de chocolate ao leite, decorada com bombons e ovinhos variados.