IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Projeto quer treinar bar e hotel para subir venda de vinho em 15% em 2 anos

Do UOL, em São Paulo

22/04/2014 20h20

Um convênio firmado entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) pretende aumentar o consumo de vinho brasileiro no país em 15% em dois anos.

O objetivo do projeto é fazer com que o consumo de vinho brasileiro saia de 1,8 litro per capita por ano para cerca de 2,07 litros nesse período.

O convênio foi lançado oficialmente nesta terça-feira (22) em São Paulo no primeiro dia do 18º São Internacional do Vinho - ExpoVinis, e, além de Ibravin e Sebrae, tem apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

"A ideia é promover a capacitação e a qualificação de profissionais de mil estabelecimentos, como restaurantes, bares, cantinas e hotéis, para que eles aumentem a oferta do vinho brasileiro no ponto de venda", diz Ênio Queijada, gerente da área de agronegócio do Sebrae. As ações incluem cursos, seminários, consultorias e oficinas.

O slogan "Beba com descontração" tem permeado as ações do Ibravin. "Os ingleses inventaram o futebol, mas quem deu o tom de descontração ao esporte foi o Brasil. É essa a ideia que queremos passar com o vinho", diz Paviani.

Evento oferece degustação para consumidor

A ExpoVinis teve início nesta terça-feira (22) com entrada restrita para profissionais do setor, como produtores, importadores, distribuidores e representantes comerciais. Nesta quarta (23) e quinta-feiras (24), o salão será aberto para o consumidor final.

Os visitantes têm direito a degustar algumas das novidades apresentadas na feira. O ingresso custa de R$ 40 (meia) a R$ 80 (inteira). O evento é no Expo Center Norte, Pavilhão Azul, rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo.

Cerca de 450 produtores de vários países participam, com mais de 5.000 rótulos diferentes. África do Sul, Argentina, Chile, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai estão entre os países participantes. Outros países menos tradicionais na produção de vinhos, como China, Grécia, Holanda, Polônia e Peru, também estão presentes.