IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Um em cada cinco inadimplentes acha que não está endividado, diz pesquisa

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

23/04/2014 11h51

Um em cada cinco inadimplentes não se considera endividado, mostra uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (23) pela Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).

A pesquisa foi realizada entre 10 e 17 março com 1.016 consumidores inadimplentes (que têm pelo menos uma dívida vencida e não paga registrada no SCPC).

De acordo com o estudo, 18% dos entrevistados não se consideravam endividados, apesar de terem restrição no nome. O valor é alto, mas menor do que o registrado em pesquisa anterior: no quarto trimestre de 2013, esse índice era de 32%.

"As dívidas que são informadas ao SCPC são de vários tipos, inclusive contas de serviços continuados, como luz e e telefone. Muitas vezes a pessoa foi negativada por causa de um atraso desse tipo, e não na parcela de um empréstimo ou financiamento. Claro que se trata de uma dívida, mas, no entendimento de uma parte das pessoas, é apenas uma conta atrasada, que ela vai pagar", diz Fernando Cosenza, diretor de sustentabilidade da Boa Vista.

A redução frente ao ano passado, no entanto, mostra que o consumidor brasileiro está amadurecendo com relação ao uso do crédito, afirma o diretor.

10% ficam inadimplentes após 'emprestar' o nome

O "empréstimo" do nome foi a razão da inadimplência para 10% dos consumidores, segundo o estudo da Boa Vista. Nesse caso, os homens têm sido mais prudentes: 8% são os que ficaram com restrição em consequência do empréstimo do nome, enquanto o percentual sobe para 13% entre as mulheres.

A pesquisa mostra, ainda, que o desemprego e o descontrole financeiro são os principais motivos da inadimplência. O desemprego foi o motivo apontado por 33% dos entrevistados; o descontrole, por 21%.

"Uma análise mais detalhada mostra que não é exatamente o desemprego a principal causa de inadimplência, mas uma falta de planejamento para uma situação de desemprego temporário. O mesmo vale para o descontrole, que também poderia ser evitado com o avanço do planejamento financeiro", diz Cosenza.

A pesquisa mostra, ainda, que houve um aumento do otimismo dos consumidores na comparação com a pesquisa feita no quarto trimestre de 2013. O percentual de otimistas com relação à própria situação financeira passou de 47% para 53% entre um período e outro.

Apesar disso, existe retração em relação aos planos de consumir. A pesquisa da Boa Vista mostrou que 70% dos entrevistados declararam que não pretendem fazer compras nos próximos meses.

"As famílias estão mais maduras e conscientes da importância de terem um equilíbrio do orçamento, têm uma percepção maior dos limites do endividamento e estão cautelosas com relação a novas compras", diz Cosenza.

Móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos

De acordo com o estudo, 22% dos entrevistados afirmaram que a dívida vencida e não paga decorre da aquisição de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Em seguida vieram as compras destinadas a alimentação (19%) e vestuário e calçados (15%).

Além disso, 73% disseram que tinham planos de quitar totalmente o valor devido em até 15 dias.

As contas em atraso causadas pelo uso do cartão de crédito e de boleto ou carnê são a prioridade no pagamento de dívidas para 32% dos consumidores.