IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dilma: Brasil tem 'crises específicas' de preços, mas inflação sob controle

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

30/04/2014 11h43

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (30), em Camaçari (região metropolitana de Salvador), que a inflação está sob controle e que o país tem reserva para enfrentar outras crises internacionais.

“A Inflação está sob controle. Às vezes temos uma seca, uma chuva, crises específicas que aumentam o preço do alimento. Mas a inflação média do Brasil é a mais baixa, se comparada com outros governos nos primeiros três anos. Antes do Lula, chegava a 12%”, disse. 

Em Camaçari, Dilma participou do lançamento de três condomínios do “Minha Casa, Minha Vida”. Foi o último evento na Bahia, no segundo dia de visita ao Estado –nesta segunda-feira (29) ela esteve em Feira de Santana.

Segundo Dilma, o Brasil tem hoje condições de passar por qualquer crise internacional sem que o trabalhador perca salário, direitos ou haja redução de nível de emprego.

“Muitas vezes se pinta a realidade de cores negras para se aproveitar das circunstâncias e ter o tradicional de arrocho salarial, que não é necessário. O Brasil tem todas as condições de enfrentar qualquer crise. Temos uma reserva de US$ 376 bilhões. Essa é a poupança do povo brasileiro”, alegou.

Dilma ainda alfinetou gestões anteriores ao dizer que elas foram culpadas pelo alto déficit habitacional ao privilegiar os bancos --que financiariam sem subsídios aos brasileiros de baixa renda. 

“Havia um rombo na habitação popular desse país, porque não se fazia habitação popular. A conversa antiga e bastante fiada era assim: 'por que que é que alguém vai ser beneficiário do subsídio gratuito do governo? O certo é solução só de mercado'. Isso significava milhões e milhões de brasileiros sem teto, sem lar”, disse.