IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Arrecadação para de crescer pela 1ª vez desde 2009, mostra Impostômetro

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/05/2014 16h18

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atingiu a marca de R$ 600 bilhões por volta das 16h desta terça-feira (6).

A marca foi alcançada exatamente no mesmo dia em que no ano passado, o que indica que a arrecadação de impostos parou de crescer. Segundo a ACSP, é a primeira vez que isto ocorre desde 2009.

Para a associação, em abril deste ano, importantes setores da economia apresentaram queda no recolhimento de tributos, como o financeiro e o automotivo (em virtude de queda das vendas de automóveis). 

A ACSP também apresentou como motivos para a estagnação dos impostos a falta de receita extraordinária - como o Refis, programa de renegociação de dívidas do governo - para impulsionar a arrecadação.

Os cálculos do Impostômetro consideram impostos, taxas e contribuições feitas para os governos federal, estadual e municipal.

O presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato, ressalta, no entanto, que houve aumento de impostos recentemente. 

Segundo ele, apesar da desaceleração da economia, o governo federal elevou o imposto de bebidas e poderá aumentar o IPI de outros produtos. 

"Assim, deve-se ponderar que o governo já elevou a tributação das bebidas, que o consumo deve aumentar durante a Copa e que o governo poderá realizar novos aumentos de tributos sobre bens de consumo, o que contribuirá para uma desaceleração ainda maior da economia", afirmou.