IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Número de endividados sobe 2,14% em abril e 8,6% em um ano, aponta SPC

Do UOL, em São Paulo

08/05/2014 12h57

O número de pessoas com contas atrasadas subiu 2,14% de março para abril, e saltou 8,6% em relação a abril do ano passado, segundo os registros do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). É a maior variação registrada desde o início da série histórica do SPC Brasil, em janeiro de 2010.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (8).

Até o final de abril, cerca de 53,8 milhões de consumidores estavam com o "nome sujo" em todo o país, considerando todos os registros, não apenas o SPC, estimam os economistas da empresa. Em março, este número era de 52,5 milhões. 

Adultos de 25 a 39 anos são os mais endividados

Como aconteceu nos meses anteriores, o número de inadimplentes entre março e abril aumentou em todas as faixas etárias.

No entanto, os adultos entre 25 e 39 anos são a maioria (41,18%) dos inadimplentes na base do SPC Brasil. Essa faixa etária representa 35,8% dos adultos brasileiros, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na comparação anual, os segmentos bancário, de seguradoras e de planos de saúde (4,83%) foram os que mais contribuíram para o crescimento dos endividados.

O segundo maior impacto ficou por conta do avanço do número de dívidas nos setores de telefonia, TV a cabo e internet (5,78%).

Já as dívidas nas contas de água, luz e gás tiveram o terceiro maior impacto sobre a variação total no ano (12,38%). E somente o setor de serviços de contadores, advogados e arquitetos apresentou ligeira queda no endividamento (-0,15%).

Segundo o presidente da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), Roque Pellizzaro Junior, a trajetória de consecutivas altas da inadimplência coincide com o período de alta de juros pelo Banco Central.

"O encarecimento do crédito associado à alta dos preços diminui o poder de compra do consumidor, que não consegue achar espaço no orçamento para pagar dívidas", disse Pellizzaro Junior.