IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Programa de intervenção no câmbio está dando resultados esperados, diz BC

Do UOL, em São Paulo

08/05/2014 14h15

O programa de intervenções no mercado de câmbio realizado pelo Banco Central tem dado os resultados esperados, de acordo com declarações feitas pelo diretor de política econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, nesta quinta-feira (8).

Ele reforçou que o programa deve continuar em vigor até a data planejada, que é 30 de junho. Além destas informações, Araújo afirmou que não tinha mais "nada a adicionar" sobre a ação do BC.

O programa de intervenções foi lançado em um momento de grande instabilidade nos mercados em agosto do ano passado. Atualmente, são ofertados diariamente 4.000 contratos de swap cambial, que são equivalentes a uma venda de dólares no mercado futuro.

Apesar da manutenção do programa, o BC diminuiu o ritmo de rolagem de contratos que estão vencendo neste mês. Os investidores entenderam que esta desaceleração significa que o BC está satisfeito com o patamar atual do dólar, entre R$ 2,20 e R$ 2,25.

Este seria um nível que não prejudica nem as exportações e nem a inflação, que é uma das maiores preocupações do governo.

Sobre a inflação, o diretor do BC afirmou que o choque nos preços de alimentos é temporário e tem sido apurado pelos indicadores de inflação no país.

Na pesquisa Focus divulgada na última segunda-feira, economistas do mercado mativeram a previsão de que o IPCA encerrará 2014 em 6,5%, exatamente o teto da meta.

O objetivo do governo é manter a alta dos preços em um patamar de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo --ou seja, oscilando entre 2,5% e 6,5%.

(Com Reuters)