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Seleto muda jingle clássico para não dizer que só a "mamãe prepara o café"

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

06/06/2014 06h00

"Na hora de tomar café..." Se você viveu as décadas de 1970 e 1980, muito provavelmente é capaz de completar com facilidade esse verso. Ele faz parte de um dos jingles mais famosos da história da propaganda brasileira, que está de volta à TV e ao rádio numa versão modernizada.

As pequenas alterações na letra da música dos comerciais do café Seleto fazem parte da estratégia de reposicionamento da marca no mercado.

Os primeiros versos ("Depois de um sono bom/A gente levanta/Toma aquele banho/Escova o dentinho") foram cortados. No lugar do café que "a mamãe prepara", chega o café "que a gente prepara".

As mudanças foram feitas para deixar a música mais adequada aos dias atuais, diz Tarsila Aleixo, diretora da Spicycomm, agência responsável pela campanha. "Antigamente, havia essa história de a mãe preparar café para a criança. Hoje nem é tão comum assim uma criança tomar café. Além disso, as famílias estão diferentes, muita gente mora sozinha e faz seu próprio café."

A música foi regravada para um comercial de TV e de rádio com novo arranjo, num estilo de MPB. Duas outras versões, uma com a letra original e cantada por crianças, e outra em ritmo sertanejo, foram gravadas apenas para o rádio.

"Foi um grande desafio, que envolveu muitas pesquisas e discussões dentro da agência. Mas acredito que conseguimos fazer uma mudança sutil, como deveria ser, mantendo a raiz do jingle original, para agradar aos saudosistas", diz Tarsila Aleixo.

Mudanças enfrentaram resistência do dono

As mudanças não foram feitas sem resistência. O dono da marca, Rogério Ferreira, diz que só ficou convencido depois de cerca de 20 reuniões com os publicitários.

“Fui muito resistente, mas eles conseguiram me mostrar que as crianças que ouviam o jingle no passado são os consumidores de café de hoje”, diz Ferreira, que tem 35 anos e também chegou a acompanhar as campanhas antigas no rádio.

Mas, para Kleber Mazziero, especialista em jingles e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a mudança é arriscada. 

"O jingle do café Seleto da década de 1970 é, seguramente, um dos dez melhores da história dos jingles do Brasil. Ele tem a característica sonora da música popular brasileira da época, uma melodia cativante e muito bem estruturada", diz Mazziero.

Para ele, é um erro retomar um jingle antigo apenas mudando algumas palavras. "O ideal seria fazer uma adaptação mesmo, uma mudança que adequasse o jingle ao contexto histórico e social atual."

Confira as novas versões da propaganda para o rádio:

Empresa está nas mãos de produtores de Minas Gerais

A Seleto foi criada nos anos 1950 e chegou a ser uma das marcas de café mais conhecidas do país. A antiga fábrica do bairro do Belém, na zona leste de São Paulo, era ponto de referência local. O jingle, que foi ao ar pela primeira vez em 1974, chegou a ser gravado em japonês e espanhol.

Em 1998, foi comprada pela multinacional Sara Lee, dona também das marcas Pilão, Caboclo e Café do Ponto, entra outras. Sem muita publicidade, acabou ficando com a distribuição restrita.

A família de Ferreira, dona de fazendas de café em Minas Gerais, teve a oportunidade de adquirir a Seleto em 2012, quando a Sara Lee promoveu uma reestruturação em seu portfólio.

"Criamos a Seleto Alimentos e, além de cafés de vários tipos e em cápsulas, expandimos a atuação para achocolatados e cereais matinais, entre outros produtos", diz Rogério Ferreira.

A matriz da Seleto Alimentos ainda fica em São Paulo, na Barra Funda (zona oeste), mas agora a produção é feita em uma indústria de torrefação em Piumhi (MG). A distribuição, por enquanto, está restrita ao Sudeste, mas a ideia é expandir para outras regiões em breve.