IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Eike abandona 1,3 milhão de seguidores e completa um ano longe do Twitter

Maria Carolina Abe

Do UOL, em São Paulo

25/06/2014 13h38

25 de junho de 2013 foi o último dia em que Eike Batista deu o ar de sua graça no Twitter. Naquele dia, ele publicou uma resposta a um de seus seguidores, que lhe dava os parabéns pelo nascimento do terceiro filho, Balder. Respondeu que era "um milagre lindo".

Desde então, em meio à crise que atingiu os negócios de Eike, mais de 1,3 milhão de seguidores ficaram "órfãos" das intimidades e reflexões do ex-bilionário na rede social. 

O empresário era um usuário assíduo da rede social. Em mais de 21 mil tuítes publicados (textos de no máximo 140 caracteres), costumava dar conselhos sobre negócios, divulgar informações sobre as empresas de seu grupo, e falar sobre encontros com famosos, como o atacante Neymar.

Gostos pessoais, lembranças de infância e comemorações das conquistas de outrora, como quando conseguiu o sétimo lugar entre os mais ricos do mundo, também foram compartilhadas no Twitter.

A relação de intimidade fez alguns fãs mais atuantes serem chamados por ele de "sócios" ou "grandes amigos". 

Frases como "nunca parece de sonhar" ou "sempre consulto o meu coração nas minhas decisões" foram compartilhadas por milhares de usuários. Mesmo quando os negócios já não caminhavam tão bem, o empresário continuava incentivando investidores, parecendo ainda acreditar em uma grande virada.

Crise abalou império X

Em 2013, perdeu a coroa de mais rico do Brasil para o também empresário Jorge Paulo Lemann, dono de marcas como Ambev e Burger King. Restou a ele outro título: o de "maior perdedor do ano", segundo a revista "Forbes", com perdas de US$ 2 milhões por hora.

As empresas "X", do grupo de Eike, deixaram de cumprir cronogramas e de atingir metas. A falta de resultados e o pessimismo em relação ao futuro do grupo preocuparam investidores, e as ações passaram a cair na Bolsa. Com isso, o patrimônio do empresário começou a encolher, ainda em 2012.

Em meio à crise nos negócios e com dívidas para pagar, Eike começou a se desfazer do controle de suas companhias e de parte de seu patrimônio. Deixou de ser bilionário.

No ano passado, a petroleira OGX entrou com pedido de recuperação judicial, antiga concordata; o mesmo fez o estaleiro OSX.

Em meio a esse período turbulento, o empresário manteve o silêncio nas redes sociais, mas virou motivo de piadas. Com a hashtag #Eikegentecomoagente, internautas sugeriram como seria a vida humilde da família Batista. 

Na última "brincadeira" espalhada pela web, Eike virou personagem de um "vídeo-clipe" da música Lepo Lepo, sucesso da banda de axé Psirico e música mais popular do Carnaval de 2014. A obra é do internauta Gabriel Xavier.

Eike loucura, Eike Batista canta o Lepo Lepo