IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresas criam cerveja, sushi e assinatura de brinquedos para cães e gatos

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

27/06/2014 06h00

Os amantes dos cachorros dizem que tudo o que o animal precisa é de água, comida e um pouco de carinho. Empresas que atuam no mercado pet, porém, estão convencendo os donos de bichinhos de estimação de que essa equação pode ser aperfeiçoada.

Elas apostam que a água da torneira pode dar lugar à mineral, ou até à cerveja; a ração de todo dia pode ser incrementada com um petisco gourmet; e a interação entre cachorro e dono pode ficar mais interessante se, todo mês, eles tiverem à disposição uma caixa cheia de brinquedos novos.

"Nossa ideia é ajudar as pessoas a terem mais tempo para curtir seus cachorros. Hoje o animal é considerado um membro da família, os donos gostam de vê-los bem e não medem esforços para isso", diz Gustavo Monteiro, um dos três sócios da marca DogLikers.

A empresa, que acaba de chegar ao mercado, criou um serviço de assinatura chamado Like Box. O cliente paga uma mensalidade (que pode variar de R$ 69,90 a R$ 79, dependendo do plano) e recebe em casa, a cada 30 dias, uma caixa com roupas, brinquedos, artigos de higiene e outras novidades, que são escolhidas de acordo com o perfil do animal.

"Muitas pessoas não têm tempo para procurar essas novidades, por isso optamos pela assinatura", afirma Monteiro. A empresa vai lançar outros produtos e serviços em breve, entre eles um aplicativo que ajudará o dono a encontrar “pretendentes” da mesma raça do seu cão para procriação.

Dog Beer, H2au e Cristau

Foi também pensando em aproximar donos e animais que o empresário Marco Melo decidiu investir numa linha de bebidas para os mascotes. Com o apoio de veterinários e nutricionistas, ele criou a Dog Beer, uma cerveja exclusiva para cães, sem álcool e com sabor de carne.

"O principal desafio que enfrentei quando decidi investir no mercado pet foi criar um produto que agradasse tanto ao dono quanto ao cachorro", diz Melo. "Percebi que havia de tudo quando se falava em comida, como bolo de casamento, esfiha e cupcake, mas nada de bebida. Tive um estalo."

A receptividade à Dog Beer (vendida a R$ 9,90) foi tão boa que Melo acaba de lançar uma versão para gatos. Eles agora também podem tomar sua Cat Beer nos dias de churrasco em família.

Entre as bebidas criadas pelo empresário estão, ainda, água mineral com baixo teor de sódio para cachorros (H2au) e gatos (H2miau) e champanhe (Cristau). "Exportamos produtos até para a Índia", afirma Melo.

Petisco gourmet em formato de sushi

Há dez anos no mercado, a empresa paulista BioPet, dona da marca de petiscos para cães BioDog, também tem acompanhado o aumento das exigências dos donos de animais.

Em abril, a marca ganhou uma linha de petiscos gourmet, que inclui produtos no formato de sushi e bife. Eles são feitos com frango desidratado, não têm conservantes artificiais e contêm baixo teor de colesterol e de gordura.

Para o presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), José Edson Galvão de França, o setor continuará apresentando grande crescimento no país nos próximos anos.

A expectativa para 2014 é de uma alta de 8,2% no faturamento, que, assim, passaria dos R$ 15,2 bilhões atuais para pouco menos de R$ 16,5 bilhões.

"Esse aumento se dará sobretudo no segmento de comida para cachorros, que representa 65% do mercado", afirma. "A tendência, no entanto, é que nos próximos anos haja um grande crescimento também nos segmentos de creches, hotéis, planos de saúde, cemitérios e outros serviços."