IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Anúncios exploram imagens da Copa, como mordida, spray e doce de leite

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

03/07/2014 06h00

Um jogador que morde o ombro do outro, o spray branco e espesso usado para marcar o gramado na cobrança de faltas, grandes quantidades de doce de leite apreendidas no aeroporto. Fatos como esses vão fazer com que a Copa do Mundo de 2014 fique marcada na cabeça de muita gente, e o mesmo se pode dizer das propagandas associadas ao evento.

Os grandes momentos do mundial têm inspirado empresas, patrocinadoras ou não do mundial, na criação de campanhas bem humoradas, muitas delas curtidas e compartilhadas por milhões de pessoas de todo o mundo nas redes sociais.

Nesta Copa, os árbitros estão usando sprays mais volumosos para fazer marcações no gramado e impedir que as barreiras se adiantem nas cobranças de falta. Foi a deixa para um anúncio da marca de desodorantes Rexona Men.

"Alguns produtos deixam marcas brancas. Rexona Invisible, não", diz uma campanha veiculada no Facebook e no Twitter.

O McDonald's, um dos patrocinadores oficiais do evento, também brincou com o tema num dos vídeos feitos para uma série chamada de "FryFutbol", disponível no site inglês da rede.

Nos vídeos, jogadores, torcedores, árbitros e narradores, entre outros personagens associados ao evento, são representados como batatas fritas. A ideia, informa o site, é recriar os maiores momentos do mundial. Um dos filmes mostra a cobrança de pênaltis que levou à classificação do Brasil para as quartas de final, em jogo contra o Chile.

Bolacha e chocolate para Luis Suárez

A mordida que Luis Suárez deu no ombro do italiano Giorgio Chiellini durante uma partida, e que resultou numa punição severa determinada pela Fifa ao jogador uruguaio, também tem servido de inspiração para várias ações de marketing.

As marcas Negresco e Snickers enviaram "recados" a Suárez, sugerindo que, em vez de vitimar outros jogadores, ele experimente seus produtos. Depois que a Itália foi desclassificada, a Barilla fez uma campanha desejando um bom retorno da seleção ao país. No anúncio, um macarrão aparece com uma parte mordida.

A seleção uruguaia também foi alvo de uma ação promocional baseada na apreensão, no aeroporto de Confins (MG), de 39 quilos de doce de leite que levava na bagagem. A mercadoria foi apreendida pela inspeção sanitária porque precisava de uma documentação especial para entrar no Brasil.

A Laticínio Funarbe viu na saia justa uma oportunidade para se promover: enviou 40 quilos de Doce de Leite Viçosa para a delegação uruguaia.