IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Veja cidades mais caras do mundo; SP fica mais barata e vai de 19ª para 49ª

Do UOL, em São Paulo

11/07/2014 14h37

O custo de vida para estrangeiros em São Paulo ficou mais baixo neste ano, e a cidade agora é a 49ª mais cara do mundo para uma pessoa de fora do país.

Os dados são da pesquisa de custo de vida da consultoria Mercer, versão 2014. No ano passado, São Paulo estava 30 posições mais cara, em 19º lugar. A pesquisa mede os custos para estrangeiros, não para moradores locais.

As duas cidades mais caras do mundo são africanas: Luanda, em Angola, lidera o ranking, seguida de Ndjamena, no Chade. Luanda lidera o ranking pelo segundo ano seguido.

A cidade mais barata do mundo para um estrangeiro é Karachi (Paquistão).

A pesquisa inclui 211 cidades em cinco continentes e mede custos de habitação, transporte, alimentação, roupas, utilidades domésticas e diversão.

A Mercer considera as flutuações de câmbio e a inflação de cada país para estabelecer as posições no ranking. Segundo a empresa, mudanças nesses setores no último ano, influenciaram os resultados em diversos países.

Nova York é usada como cidade-base, e todas as cidades são comparadas em relação a ela. As variações de moeda são medidas em relação ao dólar.

A redução de custos em São Paulo não significa que a cidade ficou mais barata para seus moradores. A situação tem relação com o câmbio. Como o dólar se valorizou no Brasil em relação ao real, ficou mais barato para um estangeiro viver aqui.

O custo de vida em São Paulo ficou maior que em Dublin (Irlanda, 51º lugar), Canberra (Austrália, 53ª) e Bruxelas (Bélgica, 56ª), por exemplo.

O Rio de Janeiro está em 65º lugar (era a 29ª no ano passado). A cidade é mais cara para um estrangeiro que Berlim (Alemanha, 68º lugar), Barcelona (Espanha, 71ª) e San Franciso (EUA, 74ª).

Na América do Sul, Buenos Aires (Argentina) é a 86ª mais cara, Santiago (Chile) ocupa a 88ª posição e Montevidéu (Uruguai) está em 114º lugar.