IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dilma pede a Putin que Rússia invista em combustível e estrutura no Brasil

Do UOL, em São Paulo

14/07/2014 13h35Atualizada em 14/07/2014 15h36

A presidente Dilma Rousseff pediu ao seu colega russo, Vladimir Putin, que a Rússia invista em combustível e infraestrutura no Brasil.

"Transmiti ao presidente Putin as inúmeras possibilidades em energia e infraestrutura no Brasil". Dilma mencionou as áreas de combustíveis, portos e rodovias, entre outras.

Dilma e Putin se encontraram nesta segunda-feira (14) em Brasília (DF) para discutir a ampliação do comércio e de investimentos entre os dois países.

Foram assinados acordos bilaterais de interesse econômico entre os dois países, em setores como saúde, tecnologia, defesa, educação e cultura.

Putin disse que os atos assinados devem ajudar a ampliar os investimentos russos no Brasil.

"Foi assinado um grande pacote de acordos institucionais e comerciais que estimulam nossa cooperação nas mais diversas áreas. Várias grandes companhias russas vão entrando no mercado brasileiro. Vamos produzir conjuntamento equipamentos para centrais elétricas", declarou.

A presidente Dilma defendeu os acordos, afirmando que o país não pode ser dependente. "Não pode se contentar com dependências de qualquer espécie. Busquemos nossa autonomia científica e tecnológica."

Dilma afirmou que países como Brasil e Rússia precisam se unir para "dar prosperidade aos povos" e "tornar o FMI [Fundo Monetário Internacional] realmente multilateral e democrático".

Criação do novo banco de desenvolvimento

O presidente da Rússia também veio ao Brasil para participar da sexta cúpula do Brics, grupo que reúne também Brasil, Índia, China e África do Sul. O encontro do Brics ocorre nesta segunda e terça-feira (15) em Fortaleza, e na quarta-feira (16) em Brasília.

Depois das assinaturas de atos bilaterais, Dilma e Putin preveem ir para Fortaleza (CE). A presidente brasileira deve seguir às 18h. O líder russo segue para a capital cearense à tarde.

A decisão mais esperada do encontro dos Brics é a criação de um banco próprio para financiar projetos de infraestrutura. O novo banco, com orçamento de US$ 100 bilhões, deve simbolizar o crescimento da influência do Brics no cenário financeiro global, e em meio à falta de reformas em órgãos como o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

O termo Bric foi criado em 2001 pelo economista Jim O'Neill, do banco Goldman Sachs, referindo-se a um grupo de mercados emergentes com grande potencial econômico: Brasil, Rússia, Índia e China.

Em 2009, os líderes desses países começaram a realizar cúpulas anuais, tentando aumentar sua influência coletiva global. Em 2010, a África do Sul juntou-se ao grupo, que passou a ser denominado Brics.

Dilma assina atos com Putin e deseja sucesso na Copa de 2018