IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Eike Batista planeja operação para salvar mineradora, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

21/07/2014 09h11

O empresário Eike Batista está montando um plano para vender os ativos de uma de suas últimas empresas, a mineradora MMX (MMXM3). As informações foram divulgadas pelo jornal "O Estado de S. Paulo" nesta segunda-feira (21).

Segundo a reportagem, o mais provável é que o empresário tente vender a subsidiária MMX Sudeste, que engloba a mina de Serra Azul, em Minas Gerais, principal empreendimento do grupo.

Para isso, a MMX, que hoje tem 59,3% das ações nas mãos de Eike, se transformaria em uma holding de participações. O empresário provavelmente diminuiria sua presença na empresa por meio de aumentos de capital, como já aconteceu nos casos da MPX e da LLX.

Ainda segundo o "Estado", a mineradora chegou a fechar uma lista com dois candidatos estrangeiros ao papel de sócio na expansão de Serra Azul, mas as negociações foram paralisadas pela queda dos preços do minério de ferro no primeiro semestre.

Enquanto não encontra um sócio, o empresário busca alternativas financeiras, como a venda de energia elétrica e dos direitos minerários em Corumbá, no Mato Grosso do Sul.