IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Previsão do PIB tem 9ª queda seguida e vai ao menor nível do ano, diz BC

Do UOL, em São Paulo

28/07/2014 08h39Atualizada em 28/07/2014 08h44

Economistas das principais instituições financeiras do país reduziram pela nona semana consecutiva sua projeção para o crescimento do país, de acordo com o relatório Focus, publicado nesta segunda-feira (28) pelo Banco Central.

A previsão de alta do PIB (Produto Interno Bruto) caiu de 0,97% na semana passada para 0,9% nesta semana, o menor nível do ano até agora.

Na quinta-feira (17), o BC divulgou o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), indicador que é considerado uma prévia do PIB, apontando para um recuo de 0,18% da economia em maio.

A projeção para inflação diminuiu, de 6,44% para 6,41%, depois que o IBGE divulgou a prévia do indicador em julho, apontando para uma desaceleração na alta dos preços.

O governo trabalha com uma meta de inflação de 4,5% ao ano, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (ou seja, a margem vai de 2,5% a 6,5%).

A previsão para a Selic, a taxa básica de juros, foi mantida em 11%; assim como a da taxa de câmbio do dólar, que continua em R$ 2,35.

Na ata da última reunião de política monetária, o BC afirmou que vê a inflação desacelerando no longo prazo, sem a necessidade de alterar a taxa básica de juros.

Previsão para 2015

Os economistas consultados pelo BC passaram a projetar uma inflação maior para 2015: a previsão subiu de 6,12% para 6,21%. As demais previsões foram mantidas inalteradas.

A Selic deve fechar o ano em 12%; o PIB deve crescer 1,5%; e a cotação do dólar deve ser de R$ 2,50.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de cem instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados (desprezando os menores e os maiores valores).

(Com Reuters)