IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasil é uma das economias emergentes mais vulneráveis, segundo FMI

Do UOL, em São Paulo

29/07/2014 15h10

O Brasil é um dos mercados emergentes que mais pode sofrer consequências negativas caso o cenário econômico global piore, afirma o Fundo Monetário Internacional (FMI) em relatório divulgado nesta terça-feira (29).

Além do Brasil, estão nesse grupo África do Sul, Argentina, Índia, Indonésia, Rússia e Turquia. São países cujas economias estão mais vulneráveis a crises financeiras devido a “inflação mais alta, rombo nas contas internas e externas e outros desequilíbrios-chave”, segundo o FMI.

O FMI informou que a expansão mais lenta nos países em desenvolvimento, há muito tempo o motor da recuperação global, deve-se cada vez mais provavelmente a fatores estruturais, e não cíclicos.

O FMI reduziu as projeções de crescimento para mercados emergentes em 2 pontos percentuais nos últimos quatro anos. O Fundo espera agora que o crescimento deles desacelere para 5% durante os próximos cinco anos, ante média de expansão de 7% de 2003 a 2008.

Na semana passada, o FMI reduziu a previsão de expansão do PIB brasileiro de 1,8% para 1,3% para 2014 e de 2,7% para 2% em 2015.

Outras economias emergentes consideradas pelo fundo, porém menos vulneráveis, são Arábia Saudita, Chile, China, Colômbia, Coreia, Filipinas, Israel, Malásia, México, Polônia, República Checa e Tailândia.

(Com Reuters)