IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia dos EUA cresce 4% no 2º trimestre, acima das expectativas

Do UOL, em São Paulo

30/07/2014 09h32Atualizada em 30/07/2014 11h59

O PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anual de 4% no segundo trimestre deste ano. No trimestre anterior, havia caído 2,1%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Departamento de Comércio norte-americano.

O PIB é a soma de todas as riquezas produzidas no país naquele período e mostra como está a economia.

O resultado foi melhor que o esperado por economistas consultados pela agência de notícias Reuters, que contavam com um crescimento econômico de 3% no período.

O resultado do primeiro trimestre foi revisado para melhor: o governo dos EUA afirmou agora que o recuo da economia foi de 2,1%. Na última revisão de cálculo, o resultado negativo tinha sido de 2,9%.

Mesmo com a revisão, o resultado do primeiro trimestre continua sendo o pior em cinco anos, desde o primeiro trimestre de 2009, no início da crise econômica global, quando a economia dos EUA recuou 5,4%.

Analistas projetam alta

Analistas avaliam que, com este resultado, o país tem potencial para crescer mais de 2% neste ano, apesar de o  FMI (Fundo Monetário Internacional) ter cortado sua expectativa para o PIB norte-americano de 2% para 1,7%, na terceira revisão para baixo em quatro meses.

O país tem conseguido criar mais de 200 mil novas vagas de emprego por mês nos últimos cinco meses, o que ajuda a sustentar o otimismo dos analistas.

PIB não deve afetar decisão do Fed

Os dados do PIB foram divulgados horas antes do final da reunião do banco central dos Estados Unidos, o Fed (Federal Reserve). Especialistas ouvidos pela Reuters disseram acreditar que o resultado do PIB não deve influenciar muito a decisão de política econômica do BC.

A principal expectativa do mercado é sobre quando o Fed deve começar a subir a taxa de juros no país. No entanto, o dado do PIB não deve modificar esta decisão, uma vez que o resultado negativo do primeiro trimestre já tinha sido avaliado pelo Fed como uma 'anomalia', causada por um inverno mais rigoroso que o normal.

Saiba o que é PIB

Veja como são feitos os cálculos do Produto Interno Bruto e quem contribui nessa conta

Entenda