IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maizena lança embalagem retrô para comemorar 125 anos no Brasil

Novas embalagens da Maizena comemoram os 125 anos da marca no Brasil - Montagem/Reprodução
Novas embalagens da Maizena comemoram os 125 anos da marca no Brasil Imagem: Montagem/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

06/08/2014 06h00

A Maizena, marca de amido de milho que se tornou sinônimo de categoria no Brasil, acaba de ganhar duas embalagens em estilo "retrô" para comemorar os 125 anos que está presente no país. 

As caixas tradicionais amarelas do produto ganharam imagens que remetem a comerciais antigos. Uma delas mostra uma dona de casa que acabou de preparar um bolo usando Maizena; a outra é estampada pelo desenho de uma criança comendo bolo.

No começo, o amido de milho Maizena Duryea era importado dos Estados Unidos. Começou a ser vendido no Brasil em 1874, quando o país ainda era uma Monarquia. Isso daria 140 anos de presença no mercado brasileiro.

Mas a marca só foi registrada em 1889, quando o Brasil virou uma República. Essa é a data considerada para as comemorações de aniversário de 125 anos.

A partir de 1930, a Maizena deixou de ser importada e passou a ser produzida no Brasil. Em 1947, uma pesquisa mostrou que 80% das donas de casa de São Paulo e do Rio de Janeiro consumiam o produto.

A marca ficou tão popular que virou sinônimo de amido de milho nos dicionários, numa versão adaptada: "maisena" (com "s", diferente da marca registrada, que é com "z").