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Novo Airbus feito com material mais leve chega ao país em 2015

Luiza Calegari*

Do UOL, em Santiago (Chile)

06/08/2014 11h44

O novo Airbus A350 XWB, que está em fase final de testes, deve começar a operar no Brasil no fim do ano que vem, informou a TAM nesta quarta-feira (6). O avião, de médio porte e longo alcance, tem parte da fuselagem e das asas feitas com material similar a fibra de carbono

Isso traz mais eficiência operacional, menores custos e oferece uma experiência melhor para o usuário, segundo a fabricante.

Com inovações na aeronave, a Airbus promete diminuir as dores de ouvido comuns nas viagens de avião e reduzir o jet lag, cansaço causado por longos voos em que há mudança de fuso horário.

A TAM encomendou 27 aviões do novo modelo e será a primeira a operar com o novo Airbus na América Latina. O primeiro exemplar deve ser entregue e começar a voar no fim de 2015; os demais serão recebidos até 2019.

No final de junho de 2014, a Airbus já registrava 742 pedidos de 38 clientes em todo o mundo para o A350 XWB. A entrega do primeiro avião, para a Qatar Airways, será realizada até o final deste ano. 

Família A350 XWB tem três versões diferentes

A família A350 XWB é formada por três versões.

O A350-800 tem espaço, em média, para 276 passageiros, 60,54 metros de comprimento e 17,05 metros de largura. Ele tem autonomia para voar até 15,3 mil quilômetros.

O segundo membro da 'família', o A350-900, tem espaço para 315 passageiros e 66,9 metros de comprimento por 17,05 metros de largura em média. A autonomia de voo é de 14,4 mil quilômetros.

Por fim, há o A350-1000, que tem capacidade para transportar 369 passageiros, com comprimento de 73,88 metros, largura de 17,08 metros e autonomia de 14,8 mil quilômetros.

Avião faz 'turnê mundial' na fase final de testes

O avião A350 XWB, da Airbus, está na fase final de certificação e fazendo uma turnê mundial que passa por 14 cidades. O UOL acompanha o voo entre Santiago, no Chile, e São Paulo.

Os testes são feitos para demonstrar que o avião está pronto para ser operado por companhias aéreas e incluem desempenho em aeroporto de grande altitude, ensaios de auto-aterrissagem e serviços de manuseio em aeroportos.

Atualmente, cinco aeronaves A350 de desenvolvimento estão voando e ativamente envolvidas no intensivo programa de testes, que já realizou mais de 540 voos e 2.250 horas de voo.

(*A jornalista Luiza Calegari viajou ao Chile a convite da Airbus)