IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Metrô de SP exibe anúncio em vídeo de alta qualidade dentro de túnel; veja

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

20/08/2014 06h00

Os passageiros que usam a Linha 4 - Amarela do Metrô de São Paulo entre as estações Paulista e Faria Lima têm sido surpreendidos, há alguns dias, com vídeos exibidos em painéis de LED afixados nas paredes dos túneis.

As telas, distribuídas por um espaço de cerca de 300 metros de comprimento, fazem parte de um novo tipo de mídia que está sendo testado pela ViaQuatro, que administra a linha.

A tecnologia foi desenvolvida por uma empresa canadense. Os filmes têm cerca de 15 segundos de duração e exibem imagens com resolução de 720 por 480 pixels, semelhante à de um DVD.

Um vídeo usado nos testes mostra uma tartaruga marinha em movimento. O filme, sem som, se destaca pelas cores fortes do fundo do mar e chama atenção de quem está dentro do trem.

Veja o anúncio no túnel do Metrô

Procurada pela reportagem, a ViaQuatro disse que, enquanto a tecnologia estiver em fase de testes, não vai se manifestar sobre o assunto.

Nova mídia é interessante para grandes anunciantes

Para o publicitário João Oliver, professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a nova mídia deve se adequar mais a grandes anunciantes, cujas marcas já são conhecidas dos consumidores.

"É um tipo de mídia complementar, de apoio, interessante. Como o anúncio passa muito rapidamente, serve mais para um vídeo institucional da marca, por exemplo", diz.

Oliver diz que as telas podem ser bem aproveitadas, também, por anunciantes que têm lojas próximas de estações do metrô. Assim, é possível, por exemplo, anunciar um produto que poderá ser comprado perto da parada seguinte.

Um dos primeiros filmes testados na nova mídia foi justamente de um grande anunciante, o banco Bradesco. O filme traz a formação da sílaba BRA, que tem sido usada pelo banco como símbolo de coisas boas, presente no slogan "Tudo de BRA para você".

Procuradas, a agência WMcCann, que produz os anúncios do Bradesco, e a Mídia Metrô Brasil, responsável pela comercialização de espaços publicitários no Metrô, não se pronunciaram sobre o assunto.

Telas já são usadas no Canadá, no México e na China

A Digital Underground Media, que criou o sistema, diz em sua página na internet que a ideia é atrair clientes que não têm orçamento de produção disponível para fazer propaganda em estações de metrô por meio de cartazes, por exemplo.

A empresa afirma que o novo tipo de mídia elimina gastos com produção e impressão de cartazes, além de custo de logística.

Outra vantagem é que os anúncios podem ser segmentados de acordo com o momento do dia. Um anunciante que quiser promover a venda de um café, por exemplo, pode inserir sua propaganda apenas durante a manhã.

A empresa já forneceu a tecnologia para cidades como Toronto (Canadá), Cidade do México (México) e Hong Kong (China).