IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Queda na colheita de avelãs pode afetar produção de Nutella, diz jornal

Nutella, creme de avelã do Grupo Ferrero - Divulgação
Nutella, creme de avelã do Grupo Ferrero Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

21/08/2014 19h57

O mau tempo na Turquia tem prejudicado as plantações de avelãs e pode afetar a produção do creme Nutella, do Grupo Ferrero, segundo o jornal americano "The Washington Post".

A Turquia produz cerca de 70% das avelãs do mundo. Tempestades de granizo e geadas registradas sobre as regiões das plantações em março prejudicaram a colheita.

O "Washington Post" informa que a colheita deste ano deve ficar cerca de 30% abaixo da que era esperada, o que já fez com que os preços mais do que dobrassem de setembro de 2013 até agora.

O jornal americano cita dados que foram publicados previamente no britânico "The Guardian".

Para o "Washington Post", o aumento nos preços deve ser um problema para grandes compradores, especialmente para a Ferrero. Ela é a maior compradora mundial de avelãs, sendo responsável pelo uso de 25% da oferta mundial.

Cada pote de 365 g de Nutella, por exemplo, é feito com 50 avelãs.

O jornal diz que a falta de avelãs não significa, necessariamente, que não haverá Nutella suficiente para este ano e o próximo. Mas, caso as circunstâncias não mudem na Turquia em breve, o produto deve, pelo menos, ficar mais caro.

Os consumidores do produto, porém, podem contar com pelo menos um alento nesse momento de incertezas. Em julho, o Grupo Ferrero anunciou a compra do Grupo Oltan, uma empresa familiar turca que lidera a colheita, o processamento e a comercialização de avelã no mundo.

A medida, para o "Washington Post", deve permitir que a empresa se proteja um pouco das pressões de preço causadas pela escassez de avelã.