IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo dos EUA revisa alta do PIB para 4,2% no 2º trimestre

Do UOL, em São Paulo

28/08/2014 09h37Atualizada em 28/08/2014 10h17

O governo dos Estados Unidos revisou para cima o cálculo da taxa anual do PIB (Produto Interno Bruto) de 4% para 4,2%, de acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Comércio do país nesta quinta-feira (28).

PIB é a soma de todas as riquezas produzidas no país naquele período e mostra como está a economia.

Esta foi a maior alta do PIB norte-americano desde o terceiro trimestre de 2013. Economistas consultados pela agência de notícias Reuters esperavam que o crescimento da economia fosse revisado para baixo, a 3,9%.

Crescimento foi generalizado

A composição do crescimento no segundo trimestre foi ainda mais encorajadora do que nas estimativas iniciais, com uma generalização das fontes de crescimento.

O crescimento nos gastos dos consumidores, que respondem por mais de dois terços da atividades econômica dos Estados Unidos, ficou inalterado a uma taxa de 2,5%.

A demanda doméstica cresceu a uma taxa de 3,1%, contra o ritmo divulgado anteriormente de 2,8%.

A renda interna bruta teve um salto de 4,7%, consistente com fortes ganhos de empregos durante o trimestre. Esta foi a maior expansão desde o primeiro trimestre de 2012.

Estoques são menores do que o estimado

As empresas acumularam US$ 83,9 bilhões em estoques no segundo trimestre, abaixo dos US$ 93,4 bilhões relatados antes. Com isso os estoques contribuíram com 1,39 ponto percentual para o crescimento do PIB, e não com 1,66 ponto como informado antes.

O acúmulo relativamente menor de estoque é um bom sinal para o crescimento do PIB no terceiro trimestre.

Alta das exportações foi de 10%

Embora o comércio tenha sido um peso pelo segundo trimestre consecutivo, o crescimento das exportações foi revisado para uma taxa de 10,1%, contra 9,5%. Os gastos de empresas em equipamentos e estruturas não residenciais, como perfuração de gás, foram revisados para cima.

Os gastos ligados ao mercado imobiliário foram revisados levemente para baixo, assim como os gastos do governo.

(Com Reuters)

Saiba o que é PIB

Veja como são feitos os cálculos do Produto Interno Bruto e quem contribui nessa conta

Entenda