IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo deve reduzir previsão do PIB para até 0,5%, diz jornal

Do UOL, em São Paulo

09/09/2014 08h51

O governo vai reduzir sua projeção para o crescimento da economia em 2014, segundo uma reportagem publicada nesta terça-feira (9) pelo jornal "O Estado de S. Paulo". A previsão deve cair dos atuais 1,8% para algum número entre 0,5% e 1%, de acordo com o jornal.

Mesmo com a redução, a aposta ainda seria mais otimista que a do mercado. No último Boletim Focus, coletado pelo Banco Central, economistas das principais instituições financeiras projetavam um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro de apenas 0,48% em 2014 .

A queda nas previsões econômicas se acentuou depois que o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou uma queda de 0,6% do PIB no segundo trimestre e revisão do indicador no primeiro trimestre para um resultado negativo de 0,2%, caracterizando uma recessão técnica.

Previsão deverá ser entregue até dia 22

O governo terá de apresentar novas projeções para o PIB ao Congresso Nacional até o dia 22 deste mês. O número vai constar do relatório bimestral de avaliação de receitas e despesas.

Com base nos parâmetros macroeconômicos (como PIB, inflação e câmbio), o governo fecha as previsões das contas públicas para ajustar as receitas e despesas e, assim, cumprir a meta de superavit fiscal (economia para pagar os juros da dívida).

Segundo o "Estado", com o dado negativo do PIB no segundo trimestre, a equipe econômica será obrigada a baixar a previsão anterior de 1,8%, mas, se o novo número for muito baixo, isso pode comprometer a estimativa de alta da arrecadação.

Com a queda na entrada de recursos e sem margem para cortar despesas, o governo vai enfrentar dificuldades para manter a meta de economia do setor público, que está em R$ 99 bilhões.

Uma pessoa do governo afirmou ao "Estado" que será muito difícil fechar o próximo relatório orçamentário.