IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

De caviar a champanhe, veja as aéreas eleitas com a melhor comida a bordo

Do UOL, em São Paulo

20/10/2014 06h00

A revista norte-americana de gastronomia "Saveur" elegeu as melhores companhias aéreas do mundo em relação à comida servida a bordo.  Entre os itens oferecidos, estão caviar iraniano e champanhe.

Foram considerados os votos de um grupo de especialistas escolhidos pela revista, bem como dos leitores. O prêmio está em sua segunda edição. 

Melhor comida na executiva ou primeira classe para especialistas

Pelo segundo ano seguido, os especialistas elegeram a Emirates como tendo a melhor qualidade da comida e o melhor serviço nas refeições.

A empresa oferece luxo comparável a qualquer restaurante gourmet ou hotel cinco estrelas, diz a revista.

“Refeições com sete pratos servidos em porcelana da marca inglesa Royal Doulton, junto com uma vasta carta de vinhos”, diz a revista. “Chefs premiados criaram cardápios que não são apenas requintadas, mas também saudáveis, dando bastante ênfase a pratos com pouca gordura, sal e açúcar.”

A revista cita entre os “mimos” o caviar iraniano, uma das comidas mais caras do mundo, servido com creme de leite e blinis, espécie de panqueca ou crepe, originário da Rússia. Uma opção é o filé de cordeiro servido com vegetais assados e purê de batatas.

Melhor comida na executiva ou primeira classe para os leitores

Entre os leitores da "Saveur", a eleita foi a Oman Air, de Omã, no Oriente Médio. A refeição começa com as tâmaras e o café, tradicionais da cultura árabe.

“A Oman planeja a opulência de suas refeições de acordo com a duração dos voos, tornando o voo diário entre Londres e Mascat (Omã) o favorito entre nossos leitores”, diz a revista.

O jantar começa com caviar e champanhe Dom Pérignon, seguido por canapés e aperitivos, como sopa de abóbora com maçã. Entre os pratos, medalhão de filé, salmão da região de Loch Fyne e risoto de açafrão com aspargos grelhados, entre outros.

Os passageiros também podem optar por uma mesa árabe, que inclui especialidades típicas como quibe, tabule, coalhada, azeitonas, seguido pelo prato favorito dos leitores, que é o “Festival Árabe”, com kebab de camarão, arroz com grão de bico e pinole, e quiabo.

Após a sobremesa (musse de chocolate ou doces árabes), é servida uma mesa de queijos com vinho do Porto Croft.

Melhor comida na classe econômica

A Singapore Airlines foi escolhida tanto pelos especialistas quanto pelos leitores a empresa com a melhor refeição na classe econômica.

Segundo a revista, o cardápio inclui opções ocidentais e orientais.

Entre os pratos típicos da Malásia, estão o nasi lemak, um arroz aromatizado com leite de coco, e o mee goreng, um macarrão picante. A refeição indiana contém pão naan fresco. A empresa oferece talheres de inox e muitos lanchinhos entre as principais refeições, incluindo frutas frescas.

Há vinhos e destilados à vontade, afirma a "Saveur".