IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Imobiliária faz evento sobre regras para brasileiro comprar imóvel nos EUA

Do UOL, em São Paulo

22/10/2014 06h00

A imobiliária Vitoria Realty promove em São Paulo, nestas quarta e quinta-feiras (22 e 23), um evento com informações para brasileiros que queiram investir em casas e apartamentos em Miami e Orlando, nos Estados Unidos.

A empresa, que vende imóveis nos EUA, diz que seus corretores tirarão dúvidas sobre tributação, declaração da compra no Imposto de Renda, financiamento por bancos americanos e documentos necessários para a compra, entre outros temas.

Quem quiser participar do evento, que será realizado no escritório da empresa em Moema, na zona sul de São Paulo, precisa fazer um cadastro prévio pela internet (http://zip.net/bppZfM).

Nesse site, que é um canal de Fale Conosco, o interessado deve informar que quer participar das palestras e dizer em qual dia.

A participação é gratuita, mas o número de vagas é limitado: 50 pessoas em cada dia.

"Os brasileiros ocuparam a terceira posição entre os estrangeiros que mais compraram imóveis no Estado da Flórida em 2013, com 7% das negociações", disse a CEO da Vitoria Realty, Edna Batini.

Segundo ela, o público brasileiro que investe na Flórida se concentra em três perfis: os que compram casas para depois alugar e gerar renda extra; os que querem uma casa para passar as férias; e os que planejam se mudar para Orlando e Miami.

Comprar imóveis no exterior tem riscos

Especialistas advertem que é preciso se informar bem antes de comprar um imóvel nos EUA, pois pode haver prejuízo. Muitos não sabem, por exemplo, que, se o imóvel for comprado para locação, 30% da renda bruta fica nos EUA.

O economista Samy Dana, professor da FGV-SP, alerta ainda que, se o consumidor quiser financiar o imóvel, ele poderá ser surpreendido com a alta do dólar ao longo do tempo.

"Se ele vive no Brasil, tem renda em reais e faz o pagamento em dólar, fica sujeito ao risco cambial. E nada garante que o imóvel vai se valorizar ao longo dos anos para compensar esse gasto", diz.

Vitoria Realty: como investir em imóveis nos EUA