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Secretário de luxo agenda jantar em iceberg e festa em pirâmide para ricos

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

24/10/2014 06h00

Um jantar romântico em cima de um iceberg. A queima de fogos do Ano Novo vista do topo da Opera House em Sydney, na Austrália. Uma festa de aniversário dentro de uma pirâmide no Egito.

Não é todo mundo que consegue participar de experiências como essas. Primeiro, porque elas podem custar fortunas. Depois, porque elas não dependem apenas de muito dinheiro, mas também de se ter, na agenda, os contatos certos.

Atender a caprichos assim é uma das funções de empresas como a britânica Quintessentially, que tem escritório no Brasil. Ela oferece o serviço de concierge de luxo.

O concierge é uma espécie de secretário cuja função é atender a todo tipo de desejo, dos mais cotidianos, como a reserva de mesa em um restaurante, aos mais inusitados, como o jantar no iceberg.

A empresa se descreve, na internet, como especializada "em tornar o impossível possível com discrição e segurança".

Serviço é parecido com o dos cartões de crédito

O serviço é parecido com aquele oferecido por administradoras de cartões de crédito para clientes de alta renda. No caso dos cartões, o concierge está incluído na anuidade.

No caso da Quintessentially, é preciso pagar uma anuidade. Os valores, segundo a empresa, variam de US$ 3.000 (R$ 7.461) a US$ 45 mil (R$ 111.915), de acordo com o nível de associação.

A anuidade garante apenas que o cliente tenha um concierge à sua disposição. Os gastos com o desejo em si, como o jantar no restaurante, o bilhete do teatro, a passagem de avião e o aluguel do jatinho, ficam por conta do cliente.

O nível mais exclusivo é chamado de Global Elite, e permite, ao cliente, ter um concierge (também chamado de lifestyle manager, ou "gerente de estilo de vida", em inglês), em cada um dos escritórios da empresa no mundo (são 62 no total).

Cruzando o mar Mediterrâneo em um veleiro

A brasileira Jazz Side também se especializou em realizar desejos. Diferentemente da Quintessentially, porém, a empresa não atende a pedidos rotineiros, como fazer a reserva do restaurante. O foco são experiências sob medida.

A empresa já fechou uma loja da joalheria Tiffany's em Nova York (EUA) para um cliente fazer um pedido de casamento. Também conseguiu que outro cliente fizesse uma viagem de veleiro pelo mar Mediterrâneo.

A Jazz Side não cobra anuidade. Cada serviço tem seu preço. Nele, estão embutidos, além do custo da experiência em si, uma taxa paga para a empresa pela viabilização do serviço.

O sócio-fundador Guilherme Gomes diz que o público-alvo não são apenas os muito ricos. "Consideramos a dificuldade para a viabilização e o risco do projeto, por exemplo. O valor varia muito de caso a caso, mas já fizemos trabalhos de R$ 3.000 a R$ 200 mil."