IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economistas mantiveram projeções para economia antes de eleições, diz BC

27/10/2014 08h46

Os economistas das principais insituições financeiras mantiveram inalteradas todas as principais projeções para os indicadores econômicos do país.

O boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (27) pelo Banco Central, foi fechado na sexta-feira da semana passada, antes, portanto, do segundo turno das eleições.

A previsão para o crescimento da economia medido pelo PIB (Produto Interno Bruto) permaneceu em 0,27%.

A da inflação foi mantida em 6,45%, ainda perto do limite máximo da meta do governo, que é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo (ou seja, variando de 2,5% a 6,5%).

A previsão para a Selic, a taxa básica de juros, foi mantida em 11%; e a cotação do dólar deve fechar o ano em R$ 2,40, segundo os economistas.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados, desprezando os menores e os maiores valores.

(Com Reuters)