IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB dos EUA cresce 3,5% no 3º tri, puxado por comércio e gastos com defesa

Do UOL, em São Paulo

30/10/2014 11h00

O PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anualizada de 3,5% no terceiro trimestre, de acordo com informações divulgadas pelo Departamento de Comércio do país nesta quinta-feira (30).

Analistas consultados pela agência de notícias Reuters esperavam uma alta de 3%.

O saldo entre importações e exportações continuou negativo, mas a diferença ficou menor neste trimestre, o que ajudou o PIB do país. Além disso, o governo aumentou os gastos com defesa, o que também impulsionou o resultado final.

O deficit comercial menor refletiu uma queda nas importações, que caíram no ritmo mais rápido desde o quarto trimestre de 2012. Isso foi atribuído principalmente à queda nas importações de petróleo.

Os gastos do governo com a defesa subiram no maior ritmo desde o segundo trimestre de 2009.

Gastos de consumidores sobem menos

A alta dos gastos de consumidores desacelerou do segundo trimestre para o terceiro (de 2,5% para alta de 1,8%).

Ainda assim, o indicador contribuiu para a alta do PIB, já que os gastos de consumidores são responsáveis por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA.

O ritmo moderado de gastos de consumidores ajudou a manter a inflação contida durante o trimestre, com os dois índices de preços no relatório registrando fortes desacelerações.

A queda nos preços da gasolina e a aceleração do crescimento do emprego, que deve elevar os salários, devem beneficiar os gastos de consumidores no quarto trimestre.

(Com Reuters)