IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasileiro faz moeda de Halloween que brilha e tem rainha Elizabeth 2ª

Do UOL, em São Paulo

31/10/2014 16h34

O designer brasileiro Renato Saes criou uma série de moedas comemorativas de Halloween para a Nova Zelândia. O Dia das Bruxas, data comemorada principalmente nos países de língua inglesa, é celebrado em 31 de outubro.

A primeira moeda lançada é de prata e tem, em um dos lados, uma abóbora cujos olhos e a boca brilham no escuro. A abóbora com desenho de rosto e uma lanterna no interior oco, conhecido como Jack da Lanterna, é um dos símbolos do Dia das Bruxas.

A outra face da moeda tem a imagem da rainha Elizabeth 2ª, do Reino Unido, que é chefe de Estado da Nova Zelândia. Esse desenho, famoso mundialmente, foi feito pelo artista inglês Ian Rank-Broadley.

A tiragem da moeda é de 700 unidades e ela deve circular até se esgotar, em cerca de um ano, segundo Saes. Além da Nova Zelândia, será distribuída em alguns países europeus. No Brasil, pode ser adquirida, sob encomenda, pelo site da empresa de moedas raras Lefeman (http://zip.net/blp3QY), por R$ 340.

São as primeiras moedas  desenhadas por Saes, que contou com parceira com a fabricante de moedas Art Mint, da França. Saes trabalha com design industrial e de produto e já criou o desenho de itens como luminárias, móveis, chuveiro, skate, ventilador e capacete. Alguns já foram expostos em uma feira de Las Vegas, nos Estados Unidos. Os trabalhos dele podem ser conferidos no site www.renatosaes.com.