IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Fotógrafo mostra como é voar em uma das piores companhias aéreas do mundo

Maria Carolina Abe

Do UOL, em São Paulo

05/11/2014 06h00Atualizada em 03/12/2014 11h24

O fotógrafo Aram Pan, 38, embarcou nos voos da estatal norte-coreana Air Koryo e fez um ensaio de fotos mostrando a experiência. A empresa foi eleita a quinta pior aérea do mundo pelo site de negócios "Business Insider", e é a única com apenas uma estrela no ranking Skytrax, uma espécie de "Oscar" da aviação.

É a única empresa que voa para a Coreia do Norte, e opera voos regulares para a China e a Rússia. A frota da Air Koryo tem 25 aviões, de fabricação russa/soviética ou ucraniana; entre eles, os modelos Ilyushin Il-62, Ilyushin Il-18, Antonov An-24 e Tupolev Tu-134. O site do projeto não informa a idade dos aviões.

"Eu pisei nos velhos aviões russos com a ideia preconcebida de que seriam menos estáveis que as aeronaves modernas. Mas, assim que os motores foram ligados e que o avião correu pela pista, tive a mesma sensação de estabilidade que em qualquer avião moderno. E, uma vez no ar, o voo foi igualmente bom", conta Pan.

"Curti especialmente o zumbido e a sensação do turboélice Ilyushin Il-18. É como a sensação que você tem ao usar uma velha câmera filmadora analógica", diz.

Projeto divulga imagens do isolado país

As fotos que Pan tirou nos voos da Air Koryo fazem parte de um projeto maior, chamado DPRK360 (DPRK é a sigla para Democratic People's Republic of Korea, ou República Democrática Popular da Coreia). Natural de Cingapura, ele criou o projeto em 2013 para divulgar informações e imagens sobre a Coreia do Norte, um dos países mais isolados do mundo.

Não há muitas notícias e fotos do país e, quando existem, em geral não são positivas.

"Comecei o projeto por causa de uma enorme curiosidade sobre a Coreia do Norte", diz. "Passei anos vendo as notícias mostrando sempre as mesmas imagens de soldados, mísseis, tanques e também do líder. Então, pensei que deveria haver mais coisas além disso."

"Temos mais imagens das galáxias e do céu do que da Coreia do Norte, que fica aqui na Terra, então tive certeza de que milhares de outras pessoas teriam a mesma curiosidade que eu", afirma.

Contra abordagem política

Pan permitiu que suas fotos fossem usadas pelo UOL desde que a reportagem não tivesse uma abordagem política e que fosse divulgado o endereço para acessar seu projeto.

Segundo ele, sempre que se encontra com representantes norte-coreanos, eles geralmente comentam que as fotos são muito bonitas e não fazem nenhum outro tipo de comentário. "Acho que o fato de eles acharem minhas fotos bonitas está bom demais", diz Pan.

Serviço

DPRK360: www.dprk360.com ou www.facebook.com/dprk360

Air Koryo: www.airkoryo.org ou pelo Facebook https://zip.net/bbp5zC