IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Para se aproximar da China, Vale inaugura porto de US$ 1,4 bi na Malásia

Divulgação/Vale
Imagem: Divulgação/Vale

Do UOL, em São Paulo

07/11/2014 10h28

A Vale (VALE3VALE5) inaugurou nesta sexta-feira (7) o terminal portuário Teluk Rubiah, na Malásia. Com investimentos de US$ 1,37 bilhão, a intenção da mineradora é reduzir os custos de transporte de mercadorias do Brasil para a Ásia.

O porto tem capacidade de receber e exportar 30 milhões de toneladas de minério por ano, e está adaptado para receber navios Capesize e Valemax, que ainda não têm pleno acesso aos portos chineses.

As concorrentes australianas da Vale (Rio Tinto e BHP Billiton) têm mais facilidade geográfica de acesso à China, que é a maior consumidora mundial de minério de ferro.

"A Vale é significativamente mais distante dos principais centros de demanda do que seus concorrentes. O que a Vale pode fazer para diminuir os custos de logística é fazer a distância não importar tanto", explicou a empresa.

As instalações são compostas por um porto de águas profundas e cinco pátios de estocagem, onde diferentes tipos de minério de ferro podem ser misturados e customizados de acordo com as necessidades das siderúrgicas.

Localizado no Estreito de Malacca, a cerca de 10 dias de outros portos na região, o centro de distribuição permite reduzir o tempo de entrega do minério de ferro para os clientes na Ásia e Sudeste Asiático, segundo o diretor-executivo de ferrosos e estratégia da empresa, José Carlos Martins.

(Com agências)