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Coca-Cola vai dar Brazuca para quem reclamou de promoção de minigarrafinha

Divulgação
Imagem: Divulgação

Aiana Freitas

Do UOL, em São Paulo

11/11/2014 18h15

Quase 900 consumidores que registraram reclamações contra a promoção "Minigarrafinhas de todo Mundo", lançada pela Coca-Cola em janeiro deste ano, vão ganhar uma bola de futebol Brazuca, da Adidas, a bola oficial da Copa do Mundo de 2014.

A distribuição do brinde faz parte de um acordo feito pela empresa com o Ministério Público do Estado de São Paulo e com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

A campanha, lançada em janeiro deste ano, oferecia minigarrafinhas decoradas com as bandeiras dos países participantes da Copa, além de miniengradados. Para ganhar os brindes, os consumidores deveriam apresentar tampinhas de garrafa ou anéis de latinhas de Coca-Cola em postos de troca.

Pouco mais de um mês após o início da promoção, porém, o estoque de 7 milhões de brindes acabou em vários Estados.

"Em função do sucesso da promoção, alguns consumidores não conseguiram adquirir as minigarrafinhas", disse a empresa, em nota.

Nova promoção no ano que vem

O acordo assinado agora prevê a entrega gratuita de uma bola Brazuca Adidas customizada para 883 consumidores.

São pessoas que não conseguiram fazer a troca e registraram reclamação em órgãos de defesa do consumidor, Juizados Especiais, Ministérios Públicos de São Paulo, do Distrito Federal e do Rio Grande do Sul, e no Serviço de Atendimento ao Consumidor da empresa no período de 15 de janeiro até 31 de julho de 2014.

A lista dos consumidores está no documento oficial do acordo (http://zip.net/bgp8NN). A Coca-Cola informou que vai entrar em contato com cada um.

No acordo, a Coca-Cola também se comprometeu a realizar uma nova promoção de minigarrafinhas em 2015. Os consumidores que guardaram tampinhas e anéis da promoção anterior poderão usá-los na troca.

O termo também estabelece que, em 2015, a empresa aumente o estoque dos brindes em 40% em relação à promoção anterior.

Informações atualizadas na internet

A Coca-Cola deverá manter, na página da promoção na internet, informações atualizadas sobre o percentual do estoque de brindes disponíveis.

O objetivo, informa o MP-SP, é garantir "efetiva visibilidade e transparência aos consumidores para acompanharem a possibilidade de trocas, evitando que sejam surpreendidos com o fim antecipado da atividade promocional, caso isso aconteça".

O acordo fixa multa de R$ 20 mil para cada parte do acordo que for eventualmente descumprida.