IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dívidas em atraso sobem 14,2% em 1 ano, diz Serasa; para SCPC, caem 2,4%

Do UOL, em São Paulo

12/11/2014 15h28

As contas com mais de 90 dias de atraso registraram alta de 14,2% em outubro com relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Serasa Experian nesta quarta-feira (12). Para a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), outra empresa que divulga dados sobre dívidas, houve queda de 2,4% nesse período. 

Na comparação entre outubro e setembro, a Serasa diz que houve redução de 1%. O SCPC aponta queda menor, de 0,2%. 

O aumento de dívidas em atraso em relação a 2013, segundo economistas da Serasa, reflete a conjuntura econômica mais adversa deste ano, com juros altos e inflação elevada. Já a queda de 1% de setembro para outubro mostra maior cautela dos consumidores em assumir novos endividamentos, priorizando a quitação de dívidas, dizem os economistas da instituição.

O SCPC divulgou seu indicador na última segunda-feira (10), e afirmou que houve poucas oscilações nos números sobre dívidas em atraso ao longo do ano. Segundo a entidade, a previsão é de esse cenário seja mantido até o final do ano.

Números podem variar de acordo com entidade

Dados sobre a inadimplência do consumidor são coletados e divulgados por três empresas diferentes, em âmbito nacional: a Boa Vista (SCPC), o SPC e a Serasa. Os dados divulgados podem ser divergentes uns dos outros.

A discrepância nos resultados pode ocorrer porque os números se referem às lojas atendidas por cada uma das empresas. Seus números, em princípio, são válidos apenas para seus clientes, e não podem ser considerados para toda a sociedade brasileira, sem ser conhecida a metodologia da pesquisa.

As lojas podem contratar os serviços de qualquer uma das três ou de nenhuma delas.

Nenhuma das empresas revela detalhes de sua metodologia de pesquisa, por considerar este dado uma informação estratégica.

(Com Valor)