IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresas de café e de engenharia enviam máquina de expresso para o espaço

No espaço, o café sai da máquina para um saquinho e é bebido com canudo - Divulgação
No espaço, o café sai da máquina para um saquinho e é bebido com canudo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

25/11/2014 12h12

Quando for para o espaço em dezembro, a astronauta italiana Samantha Cristoforetti poderá apreciar uma coisa que outros astronautas não puderam: café expresso.

A italiana Lavazza, uma das principais fabricantes de cafés especiais no mundo, e a empresa de engenharia Argotec criaram uma máquina de café capaz de funcionar nas condições extremas do espaço. Fora do planeta, líquidos, fluidos e misturas se comportam diferente de quando estão na Terra.

Uma das adaptações foi feita com o tubo de plástico por onde passa a água em equipamentos comuns, substituído por um tubo de aço projetado para suportar altas pressões. O café sai em um saquinho e o astronauta suga o líquido com um canudo.

A máquina funciona com cápsulas e foi batizada de ISSpresso, uma brincadeira com a sigla ISS (Estação Espacial Internacional, em inglês), onde será instalada. Ela pesa cerca de 20 quilos e todas as peças são duplicadas, para o caso se precisarem ser trocadas. 

O “canto do café”, na ISS, será um espaço de socialização e relaxamento dos astronautas. Além de café, a máquina poderá fazer outras bebidas quentes, como chá, infusões e caldos.