IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Black Friday: veja lista do Procon com 449 lojas que devem ser evitadas

Do UOL, em São Paulo

26/11/2014 12h25

O Procon de São Paulo atualizou a lista de sites que devem ser evitados pelos consumidores. São lojas virtuais que foram alvo de reclamações e notificações, mas não responderam ao Procon-SP ou não foram encontradas pelo órgão.

A lista (disponível em http://zip.net/bgnDcw) conta, atualmente, com 449 lojas. Ela é atualizada sempre que o órgão constata problemas em uma nova loja. A última atualização foi feita na segunda-feira (24).

Alguns dos sites da lista não estão mais em funcionamento, mas outros continuam no ar, por isso o Procon-SP recomenda que o consumidor não realize nenhuma compra neles.

Antes de fazer alguma compra online, a instituição orienta os consumidores a procurarem no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail).

O consumidor também deve dar preferência a fornecedores recomendados por conhecidos; desconfiar de ofertas vantajosas demais; não comprar em lojas que só aceitem boleto bancário e/ou depósito em conta; e imprimir todos os documentos referentes à transação (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc.).

Além disso, o usuário deve instalar programas de segurança em seu computador, mantê-los atualizados e nunca realizar transações online em computadores públicos.