IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Entidade que reúne bancos elogia Dilma por ministros e se diz "otimista"

Do UOL, em São Paulo

27/11/2014 16h09

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), que representa os donos das instituições financeiras, elogiou a escolha de Joaquim Levy como ministro da Fazenda e Nelson Barbosa para o Planejamento, além da manutenção de Alexandre Tombini como presidente do Banco Central (BC).

"A presidente Dilma fez excelentes escolhas ao nomear Joaquim Levy para ministro da Fazenda, confirmar Alexandre Tombini como presidente do Banco Central, e indicar Nelson Barbosa para o ministério do Planejamento. Os três têm larga experiência na formulação e implementação de políticas macroeconômicas, sempre colocando o interesse público em primeiro lugar", diz nota distribuída à imprensa e assinada por Murilo Portugal, presidente-executivo da Febraban.

"Estamos mais otimistas com o próximo ano, esperando que estas indicações contribuam para a retomada da confiança o que, como os mercados indicam, já começou a ocorrer", diz a nota.

A Febraban diz que, como secretário do Tesouro, Joaquim Levy executou "com firmeza as políticas do ex-presidente Lula de ampliação do superavit primário e de redução e melhoria da composição da dívida pública".

"Os bons resultados dessas políticas contribuíram para a retomada da confiança, a conquista pelo Brasil do grau de investimento, e a aceleração do crescimento econômico que se seguiu", avalia a Febraban.

A nota afirma que a permanência de Alexandre Tombini no comando do Banco Central "renova a expectativa do combate firme à inflação e a confiança na continuidade do excelente trabalho de regulação e supervisão prudencial exercido pelo BC, o qual tem sido essencial para a estabilidade e solidez do sistema financeiro nacional."

Sobre Nelson Barbosa, a Febraban afirma que ele acumulou experiência em "importantes cargos", e agora há a "expectativa de que dará contribuição positiva para uma atuação coesa e harmônica da nova equipe econômica".