IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Burger King deixará de pagar milhões em imposto nos EUA com mudança de sede

11/12/2014 10h05

WASHINGTON (Reuters) - A rede de fast food Burger King evitará o pagamento de centenas de milhões de dólares em impostos norte-americanos se, como previsto, completar a pendente aquisição da cadeia canadense de cafés e rosquinhas Tim Hortons, afirmou um grupo ativista nesta quinta-feira (11).

Em uma das mais notáveis inversões fiscais deste ano, o Burger King anunciou no final de agosto que iria comprar a Tim Hortons e instalar a sede da empresa combinada no Canadá.

Empresas norte-americanas que fazem inversões fiscais --o que envolve a compra de uma empresa estrangeira e a assunção de sua nacionalidade fiscal para cortar custos com impostos-- têm sido criticadas como sonegadoras por democratas e grupos liberais.

O presidente Barack Obama criticou a "mentalidade de manada" das companhias que buscam acordos para escapar dos impostos norte-americanos.

Em um relatório que o Burger King descreveu como "defeituoso", a Americans for Tax Fairness, um grupo que frequentemente critica corporações por impostos, disse que o investimento da rede de fast food "cria substanciais oportunidades de evasão fiscal".

O estudo afirmou que ao mover sua sede para o Canadá por motivos fiscais, o Burger King poderá evitar o pagamento de US$ 117 milhões em impostos norte-americanos por nunca ter que pagar Imposto de Renda sobre os lucros no exterior.

O grupo disse que os futuros lucros do Burger King no exterior não estariam mais sujeitos ao Imposto de Renda nos EUA. Isso faria a companhia poupar US$ 275 milhões de 2015 a 2018, com base em uma série de projeções de lucros de Wall Street.

"A análise no relatório é materialmente falha e os números não representam com precisão fatos e circunstâncias. Como já dissemos, esta transação é impulsionada pelo crescimento, e não por impostos", disse o Burger King em um comunicado. "Daqui para frente, nós não esperamos que nossa razão de impostos mude materialmente", completou.

Um porta-voz da companhia disse que a transação com a Tim Hortons será concluída na sexta-feira.

(Por Kevin Drawbaugh)