IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Inflação entrará 'em longo período de declínio' em 2015, diz Banco Central

Do UOL, em São Paulo

11/12/2014 09h23

SÃO PAULO - O Banco Central informou que a inflação continua elevada devido ao preços relativos, tornando o balanço de risco "menos favorável", ao justificar a decisão de acelerar a alta da taxa básica de juros, a Selic, em 0,5 ponto percentual na semana passada, para 11,75% ao ano. Mas o órgão defendeu que a inflação entrará em "longo período de declínio" em 2015.

Pela ata do Comitê de Política Monetária (Copom) divulgada nesta quinta-feira (11), o BC repetiu que a decisão de acelerar o passo foi tomada "neste momento", e que "o esforço adicional de política monetária tende a ser implementado com parcimônia".

O BC também não piorou suas projeções de inflação. Sem citar números, pelo cenário de referência, informou que a inflação caiu em 2014 e se manterá "relativamente estável" em 2015, mas se encontram acima do centro da meta, de 4,5% pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), com margem de 2 pontos percentuais para mais ou menos.

E banco repetiu que, nos três primeiros trimestres de 2016, "apesar de indicarem que a inflação entra em trajetória de convergência", as projeções também estão acima da meta.

(Com Reuters; por Patrícia Duarte)