IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Aposentados e pensionistas têm até hoje para provar que estão vivos

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

30/12/2014 06h00Atualizada em 21/05/2015 18h54

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm até hoje para fazer a comprovação de que estão vivos e a renovação da senha nos bancos. É preciso fazer isso no banco em que recebe o benefício. A intenção é evitar fraudes e pagamentos a familiares de aposentados que já morreram.

Quem perder o prazo pode ter o benefício suspenso enquanto não realizar o recadastramento. Aqueles que começaram a receber o benefício em 2014 não precisam fazer a renovação da senha neste ano, só em 2015. 

As agências ficarão fechadas para o público amanhã. 

O segurado ou pensionista deve levar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, entre outros. Alguns bancos podem fazer a identificação biométrica.

Alguns bancos, para evitar filas, chamam seus beneficiários para o recadastramento em diferentes meses, mas isso não é uma regra do INSS.

O prazo para todos é 31 de dezembro e os bancos podem se organizar da maneira que quiserem para fazer com que os beneficiários façam o recadastramento a tempo.

Quem não consegue ir deve mandar um procurador

Se não tiver condições de se locomover até a agência bancária, o beneficiário deve enviar um procurador devidamente cadastrado no INSS.

Para se cadastrar, o procurador deve ir a uma agência da Previdência Social e apresentar a procuração devidamente assinada.

O modelo da procuração pode ser encontrado no site do Ministério da Previdência: http://zip.net/bnqw45.

Outra opção é fazer uma procuração registrada em cartório, se o beneficiário não for alfabetizado, informa o INSS.

Além disso, é preciso apresentar atestado médico (emitido nos últimos 30 dias) que comprove que o beneficiário não tem como se locomover, ou atestado de vida emitido por autoridade consular, no caso de ausência por motivo de viagem ou de residência no exterior, além dos documentos de identificação do beneficiário e do procurador. 

Beneficiário tem chance de regularizar situação após prazo

Quem perder o prazo poderá regularizar a situação comparecendo à agência bancária pagadora do benefício ou por meio de um procurador.

A Previdência, no entanto, ressalta que o beneficiário que perder esse prazo pode ficar sem receber o benefício –que, muitas vezes, é a sua única fonte de renda– durante todo o período que levar para regularizar a situação.

(Com Agência Brasil)