IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Levy diz que quer nota de crédito maior e pretende estabilizar dívida

Do UOL, em São Paulo

13/01/2015 13h02

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmou nesta terça-feira (13) que o objetivo do governo deve ser estabilizar a dívida bruta em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), em busca de um aumento na nota de crédito do país.

Em café da manhã com jornalistas, o ministro disse que uma menor dívida bruta ajudaria o Brasil a melhorar sua nota, que vem sendo ameaçado de rebaixamento por agências de classificação de risco.

O ideal, a longo prazo, segundo Levy, é que a dívida chegue a 50% do PIB; antes disso, no entanto, o desafio é estabilizar o indicador e fazer com que essa proporção pare de subir.

"Temos que ter a ambição de chegar a um rating 'A'. Isso não cai do céu; exige organização, trabalho, mas não há motivos para que o Brasil não esteja entre os melhores", afirmou Levy.

Além disso, o ministro da Fazenda reforçou o discurso de que a política fiscal do país terá como objetivo ajudar o Banco Central a cumprir a meta de inflação (que é de 4,5% ao ano, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo).

"A nossa disposição é cooperar e coordenar para que nosso trabalho ajude um ao outro”, afirmou, referindo-se à Fazenda e ao BC.

(Com Reuters)