IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economistas esperam inflação de quase 7% e cortam previsão do PIB para 2015

Do UOL, em São Paulo

26/01/2015 08h34

Os economistas consultados pelo Banco Central subiram suas projeções para a inflação nesta semana, de 6,67% para 6,99%, bastante acima do limite máximo da meta do governo.

O governo tem o objetivo de manter a inflação em 4,5% ao ano, com tolerância de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo (ou seja, variando de 2,5% a 6,5%).

Além disso, na semana passada, o mercado previa uma alta de 0,38% do PIB (Produto Interno Bruto), mas a mediana das estimativas caiu para 0,13% nesta semana, segundo o Boletim Focus.

A previsão para a Selic, a taxa básica de juros, foi mantida em 12,5%; na semana passada, o BC subiu a taxa de juros do país para 12,25%.

Os analistas ainda preveem que o dólar vai fechar o ano a R$ 2,80, mesma projeção da semana passada.

Entenda o que é o boletim Focus

Toda segunda-feira, o Banco Central (BC) divulga um relatório de mercado conhecido como Boletim Focus, trazendo as apostas de economistas para os principais indicadores econômicos do país.

Mais de 100 instituições são ouvidas e, excluindo os valores extremos, o BC calcula uma mediana das perspectivas do crescimento da economia (medido pelo Produto Interno Bruto, o PIB), perspectivas para a inflação e a taxa de câmbio, entre outros.

Mediana apresenta o valor central de uma amostra de dados, desprezando os menores e os maiores valores.

(Com Reuters)